Vai de férias pela Europa e não tem a certeza dos documentos necessários? A União Europeia preparou uma lista que pode consultar aqui.
Mas, um dos conselhos da UE é: não se esqueça do Cartão Europeu de Seguro de Doença.
Enquanto cidadão europeu, se adoecer durante uma deslocação a outro país da UE (quer se trate de uma viagem de lazer, de uma viagem profissional ou de uma viagem de estudo) tem direito a receber os cuidados médicos necessários nas mesmas condições que as pessoas cobertas pelo sistema de saúde desse país.
O cartão europeu de seguro de doença é a prova concreta de que beneficia de cobertura dos cuidados de saúde de um país da UE e facilitará os procedimentos de pagamento e de reembolso.
Se não tiver consigo o cartão europeu de seguro de doença ou não puder utilizá-lo (por exemplo, no caso de cuidados de saúde privados), não lhe podem recusar o tratamento mas poderá ter de pagar os cuidados recebidos directamente ao prestador e pedir depois um reembolso quando regressar ao seu país.
Os procedimentos são muito diferentes consoante se trata de cuidados de saúde não programados (caso fique subitamente doente no estrangeiro) e cuidados de saúde programados (caso se desloque a outro país da UE expressamente para receber um tratamento médico específico).
Como obter o cartão europeu de seguro de doença
O cartão europeu de seguro de doença é gratuito. Em alguns países, é emitido automaticamente com o cartão nacional de saúde. Noutros, é necessário solicitá-lo junto do organismo segurador, antes de partir em viagem.
Atenção! Existem sítios Web fraudulentos que anunciam a emissão do cartão europeu de seguro de doença mediante pagamento. Não utilize esses serviços. Contacte directamente o seu organismo de Segurança Social.
Agricultura e Mar Actual