A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Ordem dos Economistas apresentaram no Dia da FEP, a 31 de Maio, o ciclo de conferências “A Economia e o Futuro”.
Trata-se de uma iniciativa que integra a realização anual de um ciclo de sessões e um concurso de ensaios sobre um tema de economia que será analisado e debatido em diversas vertentes com base nos contributos de especialistas – quer académicos, quer profissionais -, com a colaboração do CEF.UP – Centro de Economia e Finanças da UP, e com a participação de estudantes dos três ciclos de estudos de Economia e Gestão.
A primeira edição deste ciclo, que decorre de Setembro 2016 a Abril 2017, contempla três sessões públicas de análise e debate sobre questões relacionadas com “Capital Humano, Distribuição do Rendimento e Riqueza”.
“Espera-se que do conjunto das sessões públicas programadas e do envolvimento dos estudantes da FEP no concurso de ensaios resulte um melhor conhecimento, divulgação e consciência política e social sobre o importante tema desta primeira edição, “Capital Humano, distribuição da riqueza e do rendimento”, salienta Álvaro Aguiar, director do Mestrado em Economia da FEP e co-responsável pela organização da primeira edição deste ciclo.
O concurso de ensaios destina-se a estudantes da FEP que, à data da candidatura, estejam inscritos nas licenciaturas (2º e 3º anos) e mestrados, os quais contarão com orientação por parte de estudantes dos doutoramentos FEP.
”A Economia e o Futuro” é uma iniciativa virtuosa em diversas vertentes. Desde logo, consubstancia uma colaboração entre a Ordem dos Economistas e a Academia, neste caso com a Universidade do Porto, com incidência, por um lado, na análise económica aplicada e, por outro lado, na participação activa dos estudantes dos três graus de formação universitária (licenciatura, mestrado e doutoramento) ”, acrescenta Álvaro Aguiar.
Candidaturas até 30 de Setembro
As candidaturas decorrem desde 1 de Junho e até 30 de Setembro. Os melhores ensaios serão apresentados no Congresso Nacional dos Economistas e publicados nos Cadernos de Economia da Ordem dos Economistas. Será ainda atribuído um prémio monetário no valor de 500€ para o melhor ensaio.
Mais informações aqui.
Agricultura e Mar Actual