Início / Agricultura / Fenareg diz que redução do preço da água do Alqueva contribui para a viabilidade do regadio

Fenareg diz que redução do preço da água do Alqueva contribui para a viabilidade do regadio

A Fenareg – Federação Nacional de Regantes de Portugal reage à redução do preço da água do Alqueva para agricultores e diz que os novos preços “contribuem assim para a viabilidade do regadio de Alqueva, proporcionando melhores condições de competitividade para os regantes do EFMA – Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, reivindicação já antiga da Federação”.

A medida foi anunciada pelo ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, no passado dia 14 de Março, uma decisão política conjunta com os Ministérios das Finanças e do Ambiente.

A Fenareg diz que a água do Alqueva tem “valores agora equiparados aos praticados noutros perímetros de rega do País” e que para além destes fornecimentos de água aos agricultores directos do EFMA, o sistema de Alqueva, projectado para fazer face aos ciclos de seca do Alentejo, tem “também a possibilidade de abastecer os perímetros de rega confinantes, que já existiam antes de Alqueva”.

Três anos de seca

Com o terceiro ano consecutivo de seca, as albufeiras daqueles perímetros “registam valores críticos de armazenamento e o recurso a Alqueva para recarregar as barragens torna-se vital, estando em risco 30.000 ha de regadio, para além das questões ambientais e de qualidade da água dessas albufeiras”, adianta um comunicado da Federação.

Mas aqueles responsáveis consideram que o preço anunciado “ficou aquém das expectativas, mas estamos convencidos que haverá abertura para viabilizar este recurso, num contexto agravado por situações excepcionais e para encontrar soluções que permitam reduzir esses custos”.

A Fenareg é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2005, que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objectivo de unir esforços e vontades na defesa dos seus legítimos interesses e na promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do regadio. Actualmente conta com 28 associados que representam mais de 22 mil agricultores regantes e cerca de 134.750 hectares, quer dizer, mais de 76% do regadio colectivo público e cerca de 20% do regadio nacional.

Ver também:

Água do Alqueva tem preços 33% mais baratos

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.