A Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA 23) foi reconhecida pela primeira vez pelo Ministério do Ambiente como “Evento Sê-lo Verde 2023”. O certame realiza-se desde 3 de Junho até hoje, dia 11, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições, em Santarém, tendo como tema central o ovo.
A distinção ocorre no âmbito de uma “candidatura apresentada para o efeito e que tem como objectivo incentivar a adopção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacto ambiental, social e económico nos grandes eventos, através do financiamento de práticas ecológicas a adoptar nesses mesmos certames. Durante os nove dias de feira o compromisso com o meio ambiente foi uma constante”, refere a organização da Feira, a cargo do CNEMA.
Com o objectivo de reduzir a pegada ecológica a FNA 23 apostou em copos reutilizáveis e no recinto estiveram instalados ecopontos para a reciclagem de papel, vidro, plástico e embalagens de metal.
No âmbito do projecto “Sê-lo Verde 2023” disponibilizaram-se ao público vários pontos de água de modo a reduzir o consumo de plástico e colocaram-se depósitos de beatas de cigarros em pontos estratégicos.
Por outro lado, a Feira Nacional de Agricultura, em colaboração com a Rodoviária do Tejo, colocou à disposição dos visitantes um serviço de autocarros gratuitos, sendo alguns deles eléctricos.
Agricultura e Mar