A AEP – Associação Empresarial de Portugal está a organizar, pela primeira vez, uma participação nacional na Feira Foodex Saudi 2020, que se realiza entre 9 e 12 de Novembro, em Jeddah, na Arábia Saudita.
A associação está a aceitar candidaturas e tem vindo a convidar um conjunto de empresas nacionais representantes dos sectores da alimentação e bebidas, equipamentos e tecnologia para o sector com o intuito de promover esta participação na Foodex Saudi 2020.
“Os interessados que entendam ser esta uma boa oportunidade de abordagem ao mercado saudita poderão contactar directamente a AEP ou submeter a inscrição online através do respectivo formulário” aqui.
Foodex Saudi
A Foodex Saudi é um dos maiores certames internacionais 100% dedicado à fileira da alimentação e bebidas e um dos mais importantes na região do Gulf Cooperation Council (GCC). Os cerca de 8.500 participantes profissionais que ocorrem anualmente a esta Feira têm acesso a produtos e serviços de 50 países e oportunidades de negócio com algumas das marcas líderes mundiais em termos de inovação.
Para o director da área internacional da AEP, Jorge Marcolino, “esta primeira participação portuguesa tem 3 grandes Objectivos: identificar novas oportunidades de negócio; apoiar as empresas portuguesas no seu processo de diversificação de mercados e reforçar as relações comerciais entre Portugal e a Arábia Saudita”.
A Arábia Saudita é o principal importador de alimentos e bebidas dos países membros do GCC, representando a importação 60% de um consumo total que ultrapassa os 70 biliões de dólares. Com uma população superior a 33 milhões de habitantes, um PIB per capita de 20.482 USD e cerca de 50.000 pontos de venda, a Arábia Saudita tem vindo a acentuar uma clara tendência de consumo de produtos orgânicos, gourmet e benéficos para a saúde.
79% dos expositores são estrangeiros
Cerca de 79% dos expositores presentes na Foodex Saudi são estrangeiros e apenas 21% locais. Entre os setores mais representados destacam-se os enlatados (21%), os doces (17%), os cereais e granulados (14%), os frescos e congelados (11%) e as bebidas (10%).
Quanto ao perfil dos visitantes mais de 80% são profissionais que se dedicam à importação/comércio por grosso (28%), distribuição (14%), hotelaria (13%), restauração (12%) serviços de catering (10%) e retalho (8%), entre outros.
Durante a exposição decorrem uma série de actividades paralelas, entre as quais o Salon Culinaire, um concurso profissional de chefs, organizado pela Associação Mundial de Sociedades de Chefes, pelo Círculo de Mesa de Chefs da Arábia Saudita e pela Associação de Chefs da Arábia Saudita, no qual participam Chefs conceituados de hotéis e restaurantes de prestígio internacional.
Mais informações aqui.
Agricultura e Mar Actual