O projecto Inov@sFileiras vai organizar, dia 29 de Novembro, o Seminário “Desafios para o Crescimento e sustentabilidade das fileiras das Plantas Aromáticas e Medicinais e do Figo-da-Índia”.
O Seminário tem início às 9h30, no Auditório Municipal de Portel e conta com dois encontros de produtores, na Biblioteca Municipal, às 15 horas: um plantas aromáticas e medicinais (PAM), moderado por Clara Lourenço da ADCMoura/EPAM, e outro de figo-da-Índia, com Tomé Panazeite, da Confraria do Figo-da-Índia.
A iniciativa, inserida na Feira do Montado de Portel, procura apresentar resultados de estudos sobre as fileiras das PAM e do figo-da-Índia e discutir as medidas possíveis para ultrapassar constrangimentos através da cooperação: inovação, sanidade vegetal, comercialização dos produtos.
A inscrição no seminário é gratuita mas obrigatória (aqui) e nos encontros de produtores também — Figo-da Índia aqui; PAM aqui.
Projecto Inov@s Fileiras
O projecto Inov@s Fileiras, com comparticipação financeira do PDR 2020, tem como âmbito de intervenção a observação de um conjunto de fileiras emergentes e inovadoras, no caso as fileiras das plantas aromáticas, medicinais e condimentares (de recolha silvestre ou de produção), do medronho (em produção florestal ou em pomar), do figo-da-Índia (para fruto ou forragem) e dos cogumelos (silvestres ou produzidos).
Estas fileiras beneficiaram de processos de desenvolvimento arrojados e diferenciadores, como o Provere “Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo”, liderado pelo Município de Almodôvar, cuja primeira fase decorreu entre 2009 e 2013 e cuja segunda fase se iniciou em 2016, e o projecto EPAM – Empreender na Fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais, liderado pela ADCMoura e desenvolvido com apoio do Programa da Rede Rural Nacional entre 2011 e 2015. Estes processos foram baseados numa metodologia de trabalho em rede e em soluções de inovação de processo, que se pretende capitalizar e potenciar.
São objectivos do projecto:
- Promover o conhecimento actualizado sobre as novas fileiras emergentes (Plantas Aromáticas e Medicinais, Medronho, Cogumelos e Figo da Índia), bem como das necessidades de inovação das mesmas;
- Capitalizar informação e resultados de projectos promovidos ao abrigo do processo Provere do projecto EPAM e de outros projectos inovadores associados às novas fileiras;
- Transferir conhecimentos técnicos ao sector, desde a produção (agrícola ou florestal) destas novas fileiras, até à valorização agro-industrial;
- Assegurar o desenvolvimento e animação de Redes Temáticas para cada uma das fileiras envolvidas;
- Promover a incorporação dos aspectos inovadores de sucesso ao nível dos produtores e transformadores destas fileiras.
As entidades parceiras do Inov@s Fileiras são:
- Município de Almodôvar – líder do projecto
- ADCMoura – Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura
- Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho
- CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo
- CGFI – Confraria Gastronómica do Figo da Índia
- DRAP Alentejo – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo
- ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local no Sudoeste Alentejano
Programa do Seminário
9:30 Recepção dos participantes
10:00h Sessão de Abertura
Andreia Guerreiro — CM de Almodôvar – Projecto Inov@sfileiras
José Grilo — Presidente da CM de Portel (a confirmar)
10:20h Apresentação de resultados de estudos sobre as fileiras das PAM e do Figo-da-Índia
Clara Lourenço — ADC Moura – Projecto Inov@sfileiras
Tomé Panazeite — Confraria do Figo-da-Índia – Projecto Inov@sfileiras
11:00h Intervalo
11:30h Mesa Redonda: ultrapassar constrangimentos através da cooperação: inovação, sanidade vegetal, comercialização dos produtos
Moderador: João Miguel Pereira | TerraProjectos
Clara Lourenço — ADC Moura/EPAM
Tomé Panazeite — Confraria do Figo-da-Índia
Fátima Duarte — CEBAL
António Passarinho — INIAV
Raquel Alves — Ervitas Catitas
Nuno Mendes — Pepe Aromas
Debate
12:45h Conclusões e Iniciativas Seguintes
Marta Cortegano — Esdime
13:00h Fecho do Seminário
Ver também:
Portel é Capital do Montado de 29 de Novembro a 2 de Dezembro
Agricultura e Mar Actual