A 44ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, o maior evento gastronómico da região Norte de Portugal realiza-se de 8 a 11 de Fevereiro, no Parque Municipal de Exposições e Feiras de Vinhais. O primeiro dia do evento, organizado pela Câmara Municipal de Vinhais, é marcado pelo Fórum “Potencialidade e Oportunidades do Nosso Território”, no auditório da entrada do Pavilhão do Fumeiro, a partir das 14h30.
Neste fórum estarão em debate o “Quadro Comunitário 2030” e “A Influência que os Produtos IGP de Vinhais (fumeiro e vinho) têm no Desenvolvimento Turístico dos Territórios”.
Durante o evento, realizam-se ainda as XXIV Jornadas Técnicas do Porco Bísaro, o XXIV Concurso Nacional de Suínos da Raça Bísara e o Concurso do Melhor Salpicão.
A Feira conta com um total de 457 expositores, dos quais 70 são dedicados aos produtores de fumeiro certificado de Vinhais e 12 às máquinas agrícolas.
Segundo fonte institucional da autarquia, presidida por Luís Fernandes, “Vinhais é a capital do fumeiro e a justificação é simples: Vinhais tem o melhor fumeiro”. E o que faz deste produto o melhor “são vários os factores que contribuem para a qualidade deste produto, entre os quais o clima, a matéria-prima e o tempero”.
“O clima de Vinhais é frio e seco na altura das matanças o que ajuda a uma boa cura das carnes e do fumeiro. A matéria-prima é a carne do porco bísaro, criados num sistema tradicional, à base de produtos e subprodutos da agricultura local, dando origem a uma carne de sabor inconfundível e uma textura única graças à gordura intramuscular que a torna marmoreada, macia e suculenta. O tempero também é diferente dos temperos de outras regiões, feito em vinha de alhos, com água, vinho, alho, sal e louro”, adianta a autarquia.
Programa completo da Feira do Fumeiro de Vinhais aqui.
Agricultura e Mar