A 15ª edição da Feira do Cavalo de Ponte de Lima arranca na próxima semana, realizando-se de 6 a 9 de Julho, na Expolima, e este ano recebe o Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho.
Evento de referência a nível nacional e internacional, ao longo dos seus 15 anos foi distinguida como “Melhor Destino de Horseball” e “Evento do Ano”, entre outros títulos, realça a autarquia de Ponte de Lima em nota de imprensa.
O Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho conta com a participação de 10 países, nomeadamente: Portugal, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Itália, República Checa e Suécia.
Equitação de Trabalho
A Equitação de Trabalho é uma modalidade equestre baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições, nomeadamente no uso do traje e arreios, e em que o cavaleiro utiliza apenas uma mão na condução da sua montada. Foi concebida para destacar o tipo de monte utilizado nas diferentes vertentes do trabalho de campo, adianta a mesma nota.
Constituído por 4 diferentes etapas, o Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho começa por uma prova de ensino, maneabilidade, velocidade e por fim, a prova da vaca, disputada exclusivamente por equipas. Esta é uma representação do maneio de gado, a cavalo, no campo, ainda hoje feito dessa forma em vários países, e aqui transposto para a competição.
Feira do Cavalo de Ponte de Lima
A Feira do Cavalo de Ponte de Lima, que se realiza de 6 a 9 de Julho, abre com a tradicional gala, na noite do dia 6, às 22 horas.
Trata-se de um espectáculo que culmina numa simbiose perfeita entre as actuações de Paco Martos, acompanhado com os seus cavalos em liberdade e Alma Lusitana.
“A gala de abertura da Feira do Cavalo mostra a polivalência e a elegância do cavalo lusitano, uma marca portuguesa de excelência”, refere a autarquia.
Evento de referência internacional, recebe milhares de visitantes, com uma percentagem bastante significativa proveniente da Galiza. A Feira do Cavalo de Ponte de Lima “é um exemplo pelo nível de qualidade, do rigor das provas e dos concursos que apresenta, assumindo um forte caracter desportivo, e contando também, em paralelo, com uma área comercial com produtos equestres, e com uma zona de street food com produtos regionais”.
Acompanhe ao pormenor a Feira do Cavalo de Ponte de Lima aqui.
Agricultura e Mar