O Município de Marvão promove a XXXVI Feira da Castanha – Festa do Castanheiro nos dias 9 e 10 de Novembro. Neste evento, homenageia-se uma espécie endógena da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha.
Paralelamente a este certame, realiza-se, entre os dias 9 e 24 de Novembro, nos restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha.
Tempo seco afecta produção
De realçar que o tempo seco está a prejudicar a produção e a qualidade da castanha na zona de Marvão, no Alto Alentejo, além de se verificar uma escassa procura por parte dos consumidores, lamentam os produtores.
“Este ano está complicado, não choveu. A castanha que está a cair dos ouriços (cápsulas onde se encontra a castanha) vem seca”, disse à agência Lusa o produtor e empresário José Mário.
Receando que a castanha ainda por apanhar seja “mais miúda”, com “pouco calibre”, José Mário referiu que o produto está actualmente a ser comercializado a cerca de um euro por quilo. Apesar do cenário negativo, o empresário afirmou que os produtores da zona vão assegurar o fornecimento na Feira da Castanha de Marvão.
Também contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, mostrou-se igualmente preocupado com a situação em que vive o sector na região, explicando que estão a ser desenvolvidos vários trabalhos para encontrar uma solução para o problema. “Estamos a fazer um grande esforço para que esta fileira perdure no tempo. Nós temos um grande problema que são as alterações climáticas e os castanheiros a Sul do Tejo começam sentir isso”, disse.
A Feira
Dezenas de pontos de venda, uma tenda de produtores locais, onde se podem encontrar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas, ou doces caseiros, e uma área de restauração, transformam a vila de Marvão numa enorme montra do mundo rural, onde se dará a conhecer o que de melhor se produz no concelho.
Como é habitual, nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo, vão estar os quatro tradicionais magustos, com a melhor castanha assada e vinho de Marvão.
Espectáculos
Ao longo deste fim-de-semana, os visitantes podem ainda assistir a diversos espectáculos de animação de rua e música popular portuguesa, com as actuações de Iran Costa, Os Dona Zéfinha, Cristiana Sá & Companhia e Cant’Areias, no palco principal (Largo do Terreiro).
A entrada na Feira da Castanha custa um euro e a receita reverte, na sua totalidade, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.
Agricultura e Mar Actual