Início / Agenda / Feira da Castanha de Marvão arranca a 9 de Novembro com tempo seco a afectar produção

Feira da Castanha de Marvão arranca a 9 de Novembro com tempo seco a afectar produção

O Município de Marvão promove a XXXVI Feira da Castanha – Festa do Castanheiro nos dias 9 e 10 de Novembro. Neste evento, homenageia-se uma espécie endógena da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha.

Paralelamente a este certame, realiza-se, entre os dias 9 e 24 de Novembro, nos restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha.

Tempo seco afecta produção

De realçar que o tempo seco está a prejudicar a produção e a qualidade da castanha na zona de Marvão, no Alto Alentejo, além de se verificar uma escassa procura por parte dos consumidores, lamentam os produtores.

“Este ano está complicado, não choveu. A castanha que está a cair dos ouriços (cápsulas onde se encontra a castanha) vem seca”, disse à agência Lusa o produtor e empresário José Mário.

Receando que a castanha ainda por apanhar seja “mais miúda”, com “pouco calibre”, José Mário referiu que o produto está actualmente a ser comercializado a cerca de um euro por quilo. Apesar do cenário negativo, o empresário afirmou que os produtores da zona vão assegurar o fornecimento na Feira da Castanha de Marvão.

Também contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, mostrou-se igualmente preocupado com a situação em que vive o sector na região, explicando que estão a ser desenvolvidos vários trabalhos para encontrar uma solução para o problema. “Estamos a fazer um grande esforço para que esta fileira perdure no tempo. Nós temos um grande problema que são as alterações climáticas e os castanheiros a Sul do Tejo começam sentir isso”, disse.

A Feira

Dezenas de pontos de venda, uma tenda de produtores locais, onde se podem encontrar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas, ou doces caseiros, e uma área de restauração, transformam a vila de Marvão numa enorme montra do mundo rural, onde se dará a conhecer o que de melhor se produz no concelho.

Como é habitual, nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo, vão estar os quatro tradicionais magustos, com a melhor castanha assada e vinho de Marvão.

Espectáculos

Ao longo deste fim-de-semana, os visitantes podem ainda assistir a diversos espectáculos de animação de rua e música popular portuguesa, com as actuações de Iran Costa, Os Dona Zéfinha, Cristiana Sá & Companhia e Cant’Areias, no palco principal (Largo do Terreiro).

A entrada na Feira da Castanha custa um euro e a receita reverte, na sua totalidade, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.