A Feira da Agricultura de Trás-os-Montes arranca já no próximo fim-de-semana, realizando-se de 19 a 21 de Maio. O evento começa logo no primeiro dia com os Concursos das Raças Churra da Terra Quente e Churra Badana, com demonstração de máquinas agrícolas, de uma demonstração de aplicação do bio-produto para combate ao cancro do castanheiro e provas orientadas de azeite. O último dia conta com o seminário “Agricultura: Um Futuro com Sucesso?” e com um sorteio de alfaias agrícolas.
A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, com uma parceria alargada a associações agrícolas e outros agentes económicos locais e regionais, promove esta iniciativa “focada neste importante sector económico na região”. Depois da 1ª edição em 2016, a Feira da Agricultura de Trás-os-Montes “mantém a matriz de espaço de promoção e negócios, dinamizando o sector no concelho”, salienta fonte institucional da autarquia.
O primeiro dia, 19 de Maio, não esquece a micologia e faz uma demonstração de inoculação de cogumelos em madeira. Durante a Feira, os visitantes podem conhecer ainda o dispositivo de defesa da floresta contra incêndios e fazer prova de produtos gastronómicos, além de visitar o Mercado de Produtos Regionais.
Mercado de Produtos Regionais
Segundo a mesma fonte da Câmara, o Mercado de Produtos Regionais, representado por agricultores e empresários agrícolas das freguesias do concelho, “estará no centro desta Feira, que reforça o número de expositores empresariais nas componentes de maquinaria e transformação de produtos”.
Destaque ainda para o seminário “Agricultura: Um Futuro com Sucesso?”, no dia 21, domingo de manhã, focado nas oportunidades do mercado e em casos de sucesso, onde marcarão presença, entre outros, Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores do Continente. O Seminário realiza-se no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros.
Também a 21 de Maio, haverão demonstrações equestres.
Segundo Duarte Moreno, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, “neste concelho encontramos uma paisagem desenhada pela força e coragem dos que fazem da terra um modo de vida. Homens e mulheres dão vida e corpo à agricultura, que mantêm a autenticidade dos produtos da região e a quem é prestada a devida homenagem no certame. Na estratégia de dinamização económica do nosso território, dentro das nossas possibilidades, temos vindo a apoiar o sector. Um apoio mais qualificado aos produtores locais e a captação de investimentos agro-industriais são apostas firmes para o futuro próximo”.
Pode consultar o programa completo da Feira aqui.
Agricultura e Mar Actual