O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) anunciou os dados do Comércio Internacional do Complexo Agroalimentar (CAA) relativos a Dezembro de 2021, os quais revelaram uma tendência de crescimento das exportações no sector agroalimentar. O ano de 2021 fechou a crescer neste indicador, com as exportações a aumentarem 11,4% (6.920 milhões de euros para 7.709 milhões) face a 2020.
Das actividades que compõem o Complexo Agroalimentar regista-se um crescimento em todas as categorias, com a Agricultura e as Indústrias de Produtos Alimentares, Bebidas e Tabaco a crescer 5,5% e 12,9%, respectivamente, comparativamente com o ano anterior, realça uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura.
Importações crescem 11,3%
Nas importações do complexo agroalimentar registou-se um aumento de 11,3% face a 2020, sendo esta uma tendência de crescimento que se verifica após o primeiro ano de pandemia (2019), ano em que as importações do sector agroalimentar diminuíram.
Destaque-se, ainda, que o sector dos vinhos fechou o ano a crescer, com um aumento das exportações de 8% face a 2020.
“Os dados agora divulgados pelo INE vêm reforçar a robustez e a relevância do sector agroalimentar para a economia e competitividade do país. Mantém-se a tendência de crescimento e confirma-se a resiliência que o sector demonstrou, mesmo nos períodos mais difíceis da pandemia”, afirma a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Agricultura e Mar