As exportações mundiais de vinho cresceram 1,7% em volume e 4,5% em valor no primeiro semestre de 2017, segundo os dados das Autoridades Aduaneiras de mais de 80 países, analisados pelo OeMv — Observatório Espanhol do Mercado do Vinho. França e Itália lideram as exportações.
As exportações superaram ligeiramente os 10.400 milhões de litros e os 30.050 milhões de euros, com um preço médio a subir 2,7% para os 2,89 €/litro (+8 cêntimos). As vendas aumentaram 176,6 milhões de litros e 1.281,2 milhões de euros face a Junho de 2016. Todos os vinhos geraram mais rendimento, com os engarrafados e os espumantes, os de maior valor agregado, a crescerem a bom ritmo em volume, e os graneis estáveis.
França e Itália lideram vendas
França e Itália foram os principais protagonistas do aumento global em termos de valor e distanciam-se de Espanha como os países que mais facturam com as exportações de vinho, apesar de Espanha seguir à frente dos dois em termos de volume.
“Preços mais altos para Espanha permitem que a sua evolução seja melhor em valor, ganhando 8,5 milhões de euros apesar de vender quase menos 140 milhões de litros. Mas deixou de ser o fornecedor mais barato entre os 11 principais”, refere o Observatório Espanhol do Mercado do Vinho.
Pode consultar o documento (pago) aqui.
Agricultura e Mar Actual