A cidade de Lisboa foi escolhida para a realização do evento final do projecto europeu, SmartAgriHubs, financiado pelo programa Horizonte 2020, que chega ao fim no próximo mês de Novembro. O evento que irá reunir mais de 400 pessoas, decorrerá entre 26 e 28 de Setembro, no Centro de Congressos de Lisboa.
O SmartAgriHubs é um projecto de 20 milhões de euros, financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Horizonte 2020, e reúne um consórcio de mais de 164 parceiros do sector agroalimentar europeu. O projecto visa concretizar a digitalização da agricultura, a nível europeu, promovendo um ecossistema de inovação de excelência, sustentabilidade e sucesso.
O consórcio inclui uma vasta rede de start-ups, pequenas e médias empresas (PME), empresas e fornecedores de serviços, peritos em tecnologia e utilizadores finais. Os utilizadores finais constituem o núcleo do projecto e são a força motriz por detrás da transformação digital, refere um comunicado de imprensa dos responsáveis pelo projecto.
O desenvolvimento e adopção de soluções digitais é alcançado por um ecossistema restrito de 140 Pólos de Inovação Digital integrados em 9 Clusters Regionais, que são liderados por organizações que estão estreitamente envolvidas em iniciativas e fundos regionais de digitalização.
4 anos de projecto
Os 4 anos do projecto reflectem a paisagem em mudança da agricultura europeia. Por exemplo, a primeira Open Call SmartAgriHubs foi lançada durante a primeira vaga da pandemia, a 12 de Maio de 2020, e visava atenuar os seus efeitos nos nossos sistemas alimentares. No início da guerra da Ucrânia, o SmartAgriHubs lançou um apelo de apoio à sua comunidade, ligando-se aos seus parceiros ucranianos.
O projecto conta celebrar a sua comunidade e o seu legado numa conferência de três dias, de 26 a 28 de Setembro, em Lisboa. O evento reunirá parceiros, peritos e membros de instituições europeias para discutir os resultados do projecto e a sua perspectiva.
A essência do SmartAgriHubs é ligar os pontos – o projecto colabora estreitamente com outros 15 europeus. É por isso que o seu evento final será dedicado não só à sua comunidade, mas também às organizações e parceiros que continuarão a apoiar o seu trabalho.
Cerca de 40 workshops, inúmeros oradores, debates e temas, visitas de campo e muitas outras actividades. Este evento será dedicado ao reforço da colaboração entre os inovadores europeus e ao intercâmbio sobre a digitalização da agricultura europeia.
Saiba mais aqui.
Agricultura e Mar