A CDU – Coligação Democrática Unitária reuniu activistas e apoiantes em Alpiarça num comício junto à sede dos Águias. “Num concelho marcado pela produção agrícola, o tema principal não poderia ser outro senão a produção nacional”, refere uma nota de imprensa da Coligação, composta pelo Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecológico Os Verdes (PEV).
No seu discurso, cabeça de lista da CDU às eleições europeias de 9 de Junho, João Oliveira, afirmou que “aumento da produção nacional é uma questão estratégica para Portugal. Não teremos futuro com o que a UE [União Europeia] nos quer impor: um modelo económico assente nos baixos salários, deficitário e dependente do estrangeiro”.
“Este é um tema que só a CDU coloca como fundamental para o desenvolvimento do País e que está ausente do debate político, incluindo nestas eleições para o Parlamento Europeu”, garante a mesma nota, acrescentando que “o País não terá futuro se for apenas um destino de sol e praia, com um modelo económico baseado em baixos salários, déficit e dependência do estrangeiro”.
Esta dependência externa “resulta das políticas impostas por Bruxelas e implementadas em Portugal por PS, PSD e CDS, que sacrificaram a nossa produção industrial em acordos comerciais favoráveis aos países poderosos da União Europeia”.
No comício, usaram da palavra João Oliveira, primeiro candidato às eleições para o Parlamento Europeu; Mariana Silva, candidata e membro do PEV; João Madeira Lopes, da Associação Intervenção Democrática; e Gisela Matias, candidata e vereadora da Câmara Municipal da Chamusca.
Pode ler o “Compromisso do PCP para as Eleições ao Parlamento Europeu” aqui; os Compromissos Ecologistas do PEV aqui; e o Apelo Comum dos dois partidos aqui.
Agricultura e Mar