Início / Agricultura / Eurodeputado do PSD/Açores critica diversidade de critérios de elegibilidade dos fundos europeus

Eurodeputado do PSD/Açores critica diversidade de critérios de elegibilidade dos fundos europeus

Paulo do Nascimento Cabral, eurodeputado eleito pelo Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) defendeu hoje, 3 de Outubro, na reunião da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, onde foi apresentado o documento de análise do Tribunal de Contas Europeu “Panorâmica do quadro de garantia e dos principais factores que contribuíram para os erros nas despesas da coesão no período 2014-2020”, a “necessidade de simplificarmos e reduzirmos a burocracia” das regras de aplicação e dos critérios de elegibilidade dos fundos relativos à Política de Coesão.

O eurodeputado salientou que uma das conclusões do relatório “prende-se com os critérios de elegibilidade onde se verificam muitas falhas, uma vez que há diversos programas”. Neste sentido, Paulo do Nascimento Cabral questionou o Tribunal de Contas Europeu “se faz sentido a exigência de simplificação dos procedimentos e condensar as Políticas de Coesão, reduzindo os programas de forma a que se tornem mais ágeis e de fácil entendimento para as diversas administrações, que muitas vezes têm dificuldade dada a complexidade da Política de Coesão e dos diversos Fundos associados”, avança uma nota de imprensa do Gabinete do eurodeputado.

Paulo do Nascimento Cabral referiu o exemplo português evidenciando que “o impacto da burocracia em Portugal traduz-se na dificuldade de execução dos fundos”. O Eurodeputado lamentou os atrasos na execução destes fundos devido “aos procedimentos administrativos longos a que se juntam os exigentes processos de contratação pública”.

O eurodeputado terminou a sua intervenção a apelar à necessidade “de apostar no princípio da confiança nos Estados-Membros e então reforçar a fiscalização na execução dos fundos”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.