O eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, eleito pelo Partido Social Democrata dos Açores(PSD/Açores) co-organiza, no próximo mês de Dezembro, a X edição do Congresso Europeu dos Jovens Agricultores, o maior evento europeu dedicado aos jovens agricultores.
“Uma iniciativa muito importante, a maior iniciativa europeia deste tipo, numa altura em que precisamos de apostar na renovação geracional e atrair jovens para o sector agrícola. É uma enorme honra co-organizar com um colega espanhol, italiano e dos Países Baixos, a edição de 2024, em que pretendemos continuar a promover e a valorizar o papel fundamental da agricultura e dos jovens agricultores na autonomia estratégica da União Europeia”, salienta Paulo do Nascimento Cabral.
Segundo o eurodeputado, em nota de imprensa, “a agricultura e a segurança alimentar são pilares fundamentais da União Europeia. Não haverá uma autonomia estratégica da União sem um sector agroalimentar forte, e no qual os jovens desempenham um papel fundamental, são a garantia do nosso futuro. Um sector agrícola atractivo traduz-se em áreas rurais dinâmicas, capazes de fixar populações, e de promover o seu desenvolvimento, beneficiando não apenas os agricultores, mas sim, toda a sociedade e economia”.
Para Paulo do Nascimento Cabral, “é com particular satisfação que assumo as responsabilidades de co-organizador principal deste evento. Um evento onde abordaremos questões como a renovação geracional, a gestão da água na agricultura, na promoção da actividade agrícola nas redes sociais como factor de atractividade para o sector, entre outros assuntos, contando com diversas participações, das quais se destaca a presença do Comissário da Agricultura”, acrescentando ainda que “importa perceber como facilitar o acesso à terra e ao financiamento para os jovens agricultores, ou como desburocratizar a Política Agrícola Comum e apostar na agricultura de precisão e na inovação tecnológica, de modo a termos jovens agricultores devidamente motivados e preparados”.
Mais de 3 mil jovens agricultores
Já participaram neste congresso mais de 3 mil jovens agricultores, tendo sido apresentados mais de 100 projectos e dos quais 24 foram premiados, distinguindo-se as melhores práticas, os projectos mais sustentáveis, e os projectos mais inovadores.
Desde 2020, são premiados também os melhores projectos digitais, os projectos mais resilientes, e os melhores projectos de melhoria das áreas rurais. “Queremos continuar este percurso, mas também celebrar o sucesso deste evento, recordando todos os galardoados e todos os que contribuíram para a concretização desta iniciativa, que sempre teve uma perspectiva de futuro”, evidencia Paulo do Nascimento Cabral.
O eurodeputado italiano Herbert Dorfmann, a eurodeputada espanhola Carmen Crespo, coordenador e vice-coordenadora do Partido Popular Europeu na Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, e a eurodeputada neerlandesa Jessika van Leeuwen assumem igualmente o papel de co-organizadores, adianta a mesma nota.
O congresso conta também com cerca de 27 Embaixadores, um eurodeputado por cada Estado-membro, e com o apoio e co-organização da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal e da ASAJA — Associação Agrária de Jovens Agricultores de Espanha.
Paulo do Nascimento Cabral conclui as suas declarações com um agradecimento aos parceiros da iniciativa: “agradeço à CAP e à ASAJA o seu empenho desde a primeira hora desta iniciativa, mas também a todos os colegas co-organizadores e embaixadores deste importante evento. Mas não posso também deixar de reconhecer o papel de Nuno Melo, antigo eurodeputado e actual ministro da Defesa, que iniciou este Congresso e tornou-o no sucesso que é. E em boa hora o fez”.
Agricultura e Mar