A eurodeputada do Partido Socialista (PS), Isabel Estrada Carvalhais, membro da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, foi nomeada como representante do Parlamento Europeu (PE) no Grupo de Coordenação do Pacto Rural.
Adoptada em Julho de 2021, o “Pacto Rural” é uma das principais iniciativas da Comissão Europeia para atingir os objectivos da visão de longo prazo para as zonas rurais da União Europeia (UE). Ampliar as vozes rurais e colocá-las no topo da agenda política, com o objectivo de transformar as zonas rurais em territórios mais fortes, resilientes e prósperos são alguns dos principais objectivos desta iniciativa, explica um comunicado de imprensa do Gabinete da eurodeputada.
No contexto, Isabel Carvalhais, que foi relatora do Parlamento Europeu para o Relatório sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais e relatora para o Relatório sobre a Renovação Geracional na Agricultura, afirmou que “as ideias em que assenta o Pacto Rural estão em concordância com muito do que tenho vindo a defender no Parlamento Europeu para o nosso mundo rural”.
“É imprescindível ouvir as comunidades rurais e nestes tempos difíceis é mais importante do que nunca que todos trabalhemos em conjunto para garantir que nenhuma região é deixada para trás. Precisamos de uma verdadeira agenda rural europeia que garanta a prosperidade e o bem-estar das comunidades rurais e que contribua para a revitalização do mundo rural”, acrescentou.
Os membros da comunidade do Pacto Rural somam já mais de 1.200 organizações e indivíduos a nível europeu.
Agricultura e Mar