Início / Agricultura / Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar está aprovada

Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar está aprovada

O Governo quer reduzir o desperdício alimentar para metade, um objectivo que o Executivo pretende atingir em 2030. Este é o objectivo central da Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (ENCDA) aprovada hoje, 5 de Abril, em Conselho de Ministros.

Actualmente o desperdício alimentar ronda o milhão de toneladas por ano, segundo as estimativas mais recentes, realça um comunicado do Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos.

E vai ser criado um selo distintivo para as empresas ou operadores que levem a cabo iniciativas pioneiras no combate ao desperdício alimentar.

14 medidas

A ENCDA tem associado um Plano de Acção que prevê a implementação de 14 medidas que estimulam o aproveitamento de alimentos através de diversos mecanismos que deverão entrar rapidamente em funcionamento.

Uma dessas medidas é a criação de pontos de venda específicos para produtos em fim de prazo de validade dentro das grandes superfícies, pontos que sejam facilmente identificáveis pelos consumidores e onde sejam garantidas todas as condições de segurança alimentar. O Governo quer este sistema regulado até ao próximo mês de Julho.

Projecto-piloto da plataforma de doação de alimentos

Até Outubro deverá surgir um projecto-piloto da plataforma de doação de alimentos, uma plataforma que pretende ser um ponto de encontro entre a oferta e a procura, facilitando o contacto entre doares e beneficiários, para que o circuito de alimentos se possa estabelecer com eficácia, retirando do desperdício toneladas de alimentos, que deverão ser identificados por categorias.

“Este é um combate que se impõe a toda a sociedade e a cada um de nós”, explicou o ministro da Agricultura, que considera também importante que “a responsabilidade social que o combate ao desperdício alimentar representa seja também reconhecida e percepcionada”.

Selo distintivo para as empresas

Por isso, outra das medidas é a criação de um selo distintivo para as empresas ou operadores que levem a cabo iniciativas pioneiras no combate ao desperdício alimentar.

O índice de desperdício alimentar vai igualmente integrar as estatísticas oficiais do País, a par dos índices de produção e consumo. Dentro de dois anos deverá estar recolhida a informação necessária à criação de uma área com indicadores dedicados ao desperdício alimentar no portal do Instituto Nacional de Estatística.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.