O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro vai arrancar com uma segunda edição da “Escola de Pastores” já a partir de dia 14 de Junho de 2021.
Até ao próximo dia 24 de Maio de 2021, encontram-se abertas as candidaturas à 2ª edição da “Escola de Pastores”.
O objectivo é capacitar os formandos para a produção de leite destinado ao fabrico de Queijos Serra da Estrela DOP, Beira Baixa DOP e Rabaçal DOP, de forma mais optimizada, segundo critérios de bem-estar animal, prevenção de riscos ocupacionais, protecção ambiental e segurança alimentar.
Destinada a abranger as três regiões DOP do Centro (Beira Baixa, Serra da Estrela e Rabaçal), a formação decorrerá nas Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco (ESACB), Viseu (ESAV) e Coimbra (ESAC), com um total de 36 vagas disponíveis. A duração da 2ª edição da Escola de Pastores é de 560 horas de formação (150 horas de componente teórica e 410 horas de componente prática).
Inscrições
Os interessados deverão fazer a sua candidatura acedendo ao formulário disponibilizado na página do Facebook do projecto (aqui) ou através do website queijoscentrodeportugal.pt.
O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro é cofinanciando pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A formação é uma das fortes apostas do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro. “Com o objectivo de captar o interesse de novos empreendedores a implementarem-se nas actividades ligadas à Fileira do Queijo, a parceria deste projecto acredita que a difusão de conhecimento é uma das melhores formas de contribuir para alavancar, preservar e dignificar o sector”, dizem os responsáveis pelo projecto.
E acrescentam que “o sucesso da primeira edição da “Escola de Pastores”, decorrida em 2019, veio alicerçar esta aposta. Traduziu-se numa experiência enriquecedora para os formandos, permitindo-lhes, pela amplitude de conhecimentos técnicos transmitidos, adquirir uma visão mais modernizada e sustentável do sector agro-pastoril”.
Agricultura e Mar Actual