O ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas informa que Portugal recebe, de 17 a 28 de Outubro, a visita e trabalho de campo de uma equipa norte-americana de especialistas em recuperação de áreas ardidas (Burn Area Emergency Response – BAER), através da USAID Bureau for Humanitarian Assistance (BHA).
Composta por sete técnicos, nas áreas dos solos, hidrologia e engenharia, a equipa vai colaborar nos processos operacionais de estabilização de emergência em curso nas áreas ardidas de Vila Real e no Parque Natural da Serra da Estrela, explica o ICNF em comunicado.
Durante 15 dias, irão apoiar as equipas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidade a quem compete a coordenação das intervenções de estabilização de emergência, de reabilitação e recuperação de áreas ardidas no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
No final da sua missão, os especialistas irão partilhar, com os técnicos e investigadores portugueses de várias instituições, as metodologias seguidas nos Estados Unidos na área da estabilização de emergência, bem como os dados e informação já recolhidos em Portugal.
A vinda destes técnicos especialistas é totalmente financiada pela USAID dos EUA, e enquadra-se no âmbito do Programa de Intercâmbio de Peritos Internacionais promovido pela AGIF — Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, com o apoio da embaixada Americana em Portugal.
O USAID’s Bureau for Humanitarian Assistance (BHA) presta assistência humanitária – através de alimentação, água, abrigo, cuidados de saúde de emergência, saneamento e higiene e ainda serviços essenciais de nutrição.
O BHA é o coordenador federal para a assistência internacional a desastres. Aproveita a experiência, conhecimento e capacidades únicas de outras entidades governamentais dos EUA para responder de forma eficaz a desastres naturais e crises complexas em todo o mundo.
Agricultura e Mar