A Portugal Telecom (PT) e a Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) celebram hoje, 23 de Fevereiro, uma parceria tecnológica, no âmbito da qual se propõem definir um portefólio de serviços e produtos e criar uma abordagem comercial comum.
Numa abordagem conjunta de desenvolvimento das Smart Cities em Portugal, esta parceria materializa-se desde logo através da promoção de soluções 100% desenvolvidas pela EPAL e PT para a optimização do ciclo urbano da água, visando criar um sistema de gestão coerente, com vista a poupanças significativas nas redes de distribuição e à monitorização remota do consumo da água, mediante:
– AQUAmatrix, sistema da EPAL para a gestão comercial do sector da água, líder em Portugal e já presente em Moçambique e em Cabo Verde;
– Sistema WONE, sistema da EPAL para a gestão e eficiência de redução de perdas de água;
– Waterbeep, sistema da EPAL, inovador no controlo de consumo de água para clientes domésticos e empresas;
– Solução de Telemetria de Água da PT Empresas para leitura remota de consumo de água.
Sendo a água um bem escasso, a EPAL e a PT procuram com esta parceria contribuir para colocar a tecnologia e em particular o recurso da água ao serviço da gestão municipal, dentro e fora do país, numa perspectiva integrada e estratégica de desenvolvimento socioeconómico das cidades e de promoção do debate informado e esclarecedor sobre as Smart Cities.
O que são as Smart Cities?
As cidades são a forma de organização mais resiliente e bem-sucedida desenvolvida pelo ser humano, revelando a configuração da sua ocupação um indício do desenvolvimento socioeconómico dos países. A nível internacional, estima-se que as cidades sejam responsáveis por 90% do crescimento da população mundial. Em Portugal, em 2014, mais de 60% da população portuguesa vivia em cidades, sendo que dessa percentagem mais de 30% distribui-se entre Lisboa e Porto.
O crescimento acentuado da população, aliado à escassez dos recursos, exige que o desenvolvimento urbano decorra de forma sustentada, daí a importância da tecnologia, que pode assumir um papel decisivo no sucesso das cidades. O conceito de cidades inteligentes traduz, aliás, a convicção de que a tecnologia é central no desenvolvimento citadino, daí a importância de incorporar na cidade soluções tecnológicas desde a sua génese. As tecnologias permitem aos municípios serem mais eficientes, produtivos, competitivos, transparentes e plurais, traduzindo-se num aumento do bem-estar das populações e na capacitação para atrair investimentos e pessoas.
Pode ver o vídeo de apresentação das soluções EPAL aqui.
Agricultura e Mar Actual