O Governo dos Açores, reunido a 5 de Abril, em Santa Cruz, no âmbito da Visita Estatutária à Ilha das Flores, deliberou dar instruções à Lotaçor para dar início ao procedimento de contratação da empreitada de construção de um tanque de salmoura no Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores.
Com este investimento, o Governo Regional visa dotar a ilha das Flores com um reforço na capacidade de congelação do pescado em mais seis toneladas/dia, mais concretamente tunídeos, permitindo assim melhorar as condições de congelação e a sua consequente valorização.
“Esta medida vai permitir melhorar as condições de funcionamento do entreposto frigórico, determinante para a conservação do pescado”, diz o executivo dos Açores.
O tanque de salmoura foi projectado para poder congelar seis toneladas de peixe por ciclo. Este projecto inclui ainda equipamento de estiva apropriado para trabalhar em tanques de salmoura.
Armazém para pequenas reparações
O Governo Regional açoriano determinou ainda a realização dos estudos necessários para a instalação de um armazém destinado a pequenas reparações e manutenção de embarcações no Porto das Poças.
Com este investimento, o Governo dos Açores visa dotar aquela infra-estrutura de um espaço dedicado à reparação e manutenção naval, colmatando, assim, uma lacuna existente no Porto das Poças e potenciando o aparecimento de empresas ligadas ao sector da reparação e manutenção naval.
Por outro lado, vai dar instruções à Lotaçor para iniciar os procedimentos para a instalação de uma máquina de gelo no Porto das Poças. Este investimento visa dotar a ilha das Flores de melhores condições de fornecimento de gelo, proporcionando assim à comunidade piscatória melhores condições de acondicionamento de pescado, condição essencial para a valorização deste produto.
Agricultura e Mar Actual