Início / Mar / Construção Naval / MSC Cruzeiros contrata construção de quatro navios movidos a LNG
MSC Orchestra

MSC Cruzeiros contrata construção de quatro navios movidos a LNG

A MSC Cruzeiros, maior companhia de cruzeiros privada mundial com sede em Genebra, na Suíça, e marca líder de mercado na Europa, incluindo Portugal, América do Sul e Sul de África, anunciou a assinatura de uma carta de intenções (LOI) com a STX France para a construção de até quatro navios com mais de 200.000 toneladas de arqueação bruta, movidos a gás natural liquefeito (LNG).

Os quatro navios, o primeiro dos quais será entregue em 2022, terão como base mais um novo protótipo de uma próxima geração de navios avançada e formarão o que será conhecido como a “Classe World” de navios da MSC Cruzeiros. O anuncio foi feito no Palácio Élysée na presença do Presidente Francês, François Hollande, bem como do fundador e presidente executivo do Grupo MSC, Gianluigi Aponte, e do CEO da STX France, Laurent Castaing.

A MSC Cruzeiros é a primeira marca de cruzeiros mundial a desenvolver um plano de investimento com esta extensão e grandeza, abrangendo um horizonte com mais de 10 anos, de 2014 até 2026, e para um total de até onze navios de próxima geração. As novas encomendas reflectem um investimento adicional de cerca de 4 mil milhões de euros, o que alcançará um plano de investimento da Companhia para mais de 10 anos com um valor total de cerca de 9 mil milhões.

O presidente executivo da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, afirmou que “o anúncio de hoje é mais uma prova, caso fosse necessário, da nossa visão em como esta indústria apresenta oportunidades importantes para um maior crescimento daqui para a frente tanto para a nossa marca como para o nosso produto, bem como do nosso firme compromisso em estarmos melhor posicionados para os assegurar ao máximo. Por esta razão, o nosso plano de investimento de mais de dez anos engloba agora até onze novos navios da MSC Cruzeiros, que estarão disponíveis entre 2017 e 2026″. “É também o reflexo do nosso compromisso constante com a inovação, uma vez que teremos uma parceria com a STX France para conceber, uma vez mais, um protótipo completamente diferente – que é já o sexto na nossa história. Efectivamente, e uma vez mais pioneiro na indústria, o novo protótipo Classe World da MSC Cruzeiros apresentará – entre outras características altamente inovadoras – um design recordista e concebido futuristicamente que tornará o navio num espaço verdadeiramente único para se desfrutar no mar, maximizando, ao mesmo tempo, o espaço ao ar livre disponível para os passageiros”, acrescentou.

“O nosso enfoque de longa data na inovação fará com que o novo protótipo seja bastante diferente de tudo o que existe actualmente na indústria de cruzeiros. Será: até agora o mais rico em instalações e funcionalidades para os passageiros, tanto para famílias e as suas crianças bem como os adultos; terá um design inovador por todo o navio; será caracterizado pela melhor e mais recente tecnologia inteligente de última geração no mar; usará a mais recente e avançada tecnologia amiga do ambiente em todos os aspectos, através dos motores movidos a LNG. Para além disso, será um navio para todas as estações e regiões”, concluiu Pierfrancesco Vago.

STX, um acordo sem precedentes

Por sua vez, Laurent Castaing, CEO da STX France, afirmou que “acabámos de assinar com a MSC Cruzeiros um acordo sem precedentes que nos dará uma visão da nossa capacidade industrial para os próximos dez anos! Mantivemos uma boa relação por muitos anos com a MSC Cruzeiros até agora e este novo acordo vem reforçar ainda mais esse facto. Já projectámos quatro classes diferentes para a MSC Cruzeiros – Lirica, Musica, Fantasia e Meraviglia – cada uma delas com quatro navios, e neste momento estamos a trabalhar em conjunto nesta nova geração de navios “Classe World”. Até 2026, um total de 20 navios foram projectados e construídos pela STX France em Saint-Nazaire”.

“A MSC Cruzeiros tem vindo a expandir a sua presença global e a sua frota de navios de última geração, que combinam uma tecnologia inovadora, conforto e entretenimento inigualável com um menor impacto no meio ambiente. De modo a alcançar esta nova fase de crescimento, a MSC Cruzeiros escolheu a STX France, devido às nossas incomparáveis qualidades de engenharia e produção, como parte de uma parceria de longa data – uma decisão que me deixa extremamente satisfeito”, acrescentou Laurent Castaing.

Os quatro navios disponibilizados no âmbito desta LOI (Carta de Intenções) – duas encomendas confirmadas e ainda duas em opção – serão entregues em 2022, 2024, 2025 e em 2026. Serão caracterizados por mais de 200.000 toneladas de arqueação bruta, terão disponíveis mais de 2.700 camarotes e uma capacidade de ocupação para aproximadamente 5.400 camas baixas.

O plano de investimento da MSC Cruzeiros inclui encomendas à STX France para dois navios da Classe Meraviglia e ainda dois Meraviglia-Plus, bem como encomendas à Fincantieri, em Itália, para até três navios de próxima geração da Classe Seaside. Para além disso, o plano englobou também os €200 milhões do programa Renaissance para quatro dos 12 navios da frota da companhia, que é já a mais moderna no mar, e que também foi realizado pela Fincantieri.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.