Início / Featured / Ensino náutico presencial está de volta. Conheça as linhas de orientação para adopção de medidas extraordinárias

Ensino náutico presencial está de volta. Conheça as linhas de orientação para adopção de medidas extraordinárias

O Ministério do Mar suspendeu, em Março, o ensino da náutica de recreio devido à pandemia de Covid-19. Mas o ensino presencial está de volta.

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que, na sequência das medidas adoptadas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 38/2020, de 17 de Maio, designadamente a retoma do ensino náutico presencial, quer teórico quer prático, ministrado pelas Entidades Formadoras de Navegadores de Recreio (EFNR’s), e da realização de exames teóricos e práticos de acesso à obtenção de cartas de navegador de recreio, a Administração Marítima portuguesa publicou as linhas de orientação para adopção de medidas extraordinárias.

Formação prática

Assim, no que diz respeito à formação prática, a ocupação da embarcação deverá ter em conta a distância de 2 metros entre cada formando; possuírem e utilizarem os formandos máscaras e álcool hidro alcoólico; manter a disposição dos candidatos na embarcação de forma a que os candidatos estejam sempre com a mesma orientação e evitar a todo o custo a orientação que implique que os alunos estejam frente a frente; não permitir a permanência nas embarcações fora das horas de formação; higienizar entre acções de formação, mesas de trabalho de carta (se aplicável), equipamentos a utilizar e outras áreas de possível contacto.

De forma a colocar em prática o acima descrito, as EFNR’s devem estabelecer as regras de protecção individual e colectiva a observar pelos formandos durante a execução da formação e no contacto com formadores e funcionários e quais os equipamentos de protecção individual que todos os utilizadores das suas instalações e equipamentos deverão utilizar.

As EFNR’s deverão ainda, estar equipadas com os meios de desinfecção e higienização necessários para utilização dos seus formandos, utilizadores, formadores e funcionários.

Leia aqui as linhas de orientação para adopção de medidas extraordinárias.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.