O primeiro-ministro, António Costa, presidiu ontem, 3 de Fevereiro, à assinatura de um contrato de investimento de 30 milhões de euros entre o Estado português e a Mecachrome Aeronáutica, empresa portuguesa da multinacional francesa Mecachrome, para instalação de uma fábrica de componentes metálicos para a indústria aeronáutica que está já a ser construída em Évora e que deverá criar 300 empregos até 2019.
António Costa, que foi acompanhado pelos ministros do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral, referiu que está a constituir-se um pólo de indústria aeronáutica em Évora, juntando-se às unidades industriais da Embraer (que visitou durante a tarde) uma nova fábrica. Este cluster poderá, juntamente com o Alqueva, ser “um outro pólo de desenvolvimento do Alentejo”.
O primeiro-ministro afirmou que este investimento é “resultado do empenho dos organismos da Administração Central e da Câmara Municipal de Évora e também da formação que dotou a região com a capacidade humana para atrair esse investimento” – durante a tarde, António Costa tinha também visitado o Pólo Tecnológico de Aeronáutica do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora.
Mas é também resultado da “rede de portugueses da diáspora, que estão a atrair investimento para Portugal”, adiantou.
95% de exportação de alta tecnologia
A fábrica, localizada no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, representa um investimento de cerca de 30 milhões de euros, estando o início de produção previsto para final de 2016. Deverá exportar 95% da sua produção e criar, até final de 2019, cerca de 300 postos de trabalho directos, pode ler-se no portal do Governo.
O projecto vai dar um forte contributo para o desenvolvimento do cluster aeronáutico português, bem como para a projecção da competitividade do País e da capacidade de acolher investimento industrial estrangeiro de grande complexidade, em sectores de alta tecnologia.
Vai ainda ter impactos significativos, não só no desenvolvimento e dinamização de um cluster aeronáutico na região de Évora, mas também nos efeitos de arrastamento sobre outras empresas da região, tanto mais que a empresa vai adoptar, na fábrica alentejana, um processo produtivo criogénico, único a nível mundial, e um novo tratamento de superfície dos materiais rígidos, até agora inexistente em Portugal.
O grupo francês Mecachrome é especializado na produção de peças de alta precisão para as indústrias aeronáutica, espacial e automóvel e possui 14 fábricas em cinco países – uma das quais em Setúbal, com 35 empregados -, tendo como principais clientes a Airbus, a Boeing, a Embraer, a Safran, e a Porsche, entre outros.
Agricultura e Mar Actual