Tem experiência em gestão de bases de dados biológicos e modelação de dados e variáveis ambientais? Domina o software ArcGIS e é um verdadeiro guru de software de análise de dados?
A SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves tem uma vaga para técnico(a) de gestão de dados e cartografia.
“Precisamos de si para nos ajudar a gerir e monitorizar projectos de conservação e investigação nacionais e internacionais”, dizem os responsáveis pela SPEA. Pode candidatar-se até 2 de Novembro.
“Venha usar a sua experiência e conhecimento para conservar as aves e os seus habitats, com uma equipa empreendedora, dinâmica e divertida”, acrescenta aquela Sociedade.
O cargo
O cargo insere-se no trabalho que a SPEA tem vindo a desenvolver no âmbito das Áreas Importantes para as Aves nas vertentes marinha e terrestre, na gestão e monitorização destas áreas e nos projectos de conservação e investigação nacionais e internacionais desenvolvidos pela SPEA em parceria com outros países da BirdLife International.
O responsável deste cargo, com funções muito específicas destinadas à implementação, uso e gestão de Bases de Dados e Sistemas de Informação Geográfica, auxilia na organização de muitas das actividades de campo relacionadas com os Departamentos de Conservação Marinha e de Conservação Terrestre, lidera a inserção de dados de todos os programas de seguimento e monitorização da SPEA, gere os dados e as análises obtidos através destas bases de dados e promove a divulgação de resultados.
Tarefas principais:
- Coordenar, gerir e analisar as bases de dados referentes às observações de aves marinhas e terrestres, em colaboração com os Coordenadores dos Departamentos de Conservação.
- Coordenar o Censo de Aves Comuns, incluindo a produção de índices, indicadores e outros aspectos metodológicos, elaboração de relatórios, brochuras e gestão da base de dados.
- Coordenar a distribuição de quadrículas e outras tarefas que exijam tratamento de dados em SIG.
- Elaborar a edição do “Relatório do Estado das Aves em Portugal” de 2018 com os dados recolhidos nos vários censos em território nacional.
- Responsável pela base de dados das Áreas Importantes para as Aves em Portugal (IBA) e a análise dos dados obtidos em Portugal disponibilizando informação actualizada à BirdLife International.
- Realizar as pesquisas bibliográficas e técnicas necessárias para a óptima elaboração de uma base de dados relativa à caracterização dos ambientes marinho e terrestre em Portugal, assim como apresentar relatórios e mapas de forma clara e dentro dos prazos solicitados pelo coordenador.
- Coordenar a gestão da base de dados PortugalAves/eBird, fazendo a ligação com o Laboratório de Ornitologia de Cornell.
- Gerir e actualizar os dados SIG dos projectos em curso nos Departamentos de Conservação.
- Promover a produção e divulgação científica da SPEA, organizando a informação, dados científicos e submissão de artigos dos Departamentos de Conservação.
- Assegurar a participação em reuniões e eventos sempre que for solicitado, incluindo estadias fora da sede principal em Lisboa.
- Coordenar e apoiar voluntários na inserção de dados.
Condições de trabalho
A data de início preferencial para esta função é o dia 19 de Novembro de 2018. O regime é de contrato de trabalho a termo certo, com possibilidade de renovação.
O salário será negociado em função da experiência demonstrada.
Todas as candidaturas devem conter curriculum vitae resumido (máximo de 3 páginas) e carta de motivação com o contacto de 2 referências, dirigido exclusivamente por correio electrónico para joaquim.teodosio@spea.pt com a referência “GDC 2018” em assunto, até ao dia 2 de Novembro de 2018 inclusive.
Agricultura e Mar Actual