“O Mar, tudo o que ele representa, envolve e movimenta tem uma importância central para a Região. Seja a nível económico, através das Pescas, do Turismo, e da Investigação, seja, como imaginário histórico e território sociocultural para todos os madeirenses. A Economia Azul é responsável por 10% do emprego na Madeira, e tem o mesmo peso no PIB regional”.
Assim começa o artigo de opinião do secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira, Teófilo Cunha, intitulado “Pensar o Mar para o Futuro, sem esquecer o Presente”, publicado no portal do Executivo regional.
Adianta Teófilo Cunha que “ao nível da Pescas, foram concluídos investimentos estruturais como a nova Lota do Funchal, a Unidade Externa de Gelo na Lota do Caniçal ou o novo Sistema de Gestão das Lotas e Entrepostos, que dá passos importantes na modernização e digitalização do sector. Ao mesmo tempo que estamos a abrir caminho para a tão desejada renovação da frota espadeira”.
E realça que este é “um investimento que tem tanto de fundamental como de necessário, e que será feito de forma responsável, concretizado apenas, diga-se, com verbas do Orçamento Regional”.
Pode ler o artigo de opinião do secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, aqui.
Agricultura e Mar