Início / Agenda / DRAP Algarve visita casos de sucesso no agroalimentar e da economia do mar

DRAP Algarve visita casos de sucesso no agroalimentar e da economia do mar

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) irá iniciar no próximo dia 30 de Outubro um conjunto de visitas a projectos de investimento que são casos de sucesso nas áreas da produção agroalimentar, florestas, pescas/aquacultura e da transformação, nomeadamente apoiados por fundos comunitários, e localizados nos vários concelhos da Região do Algarve.

Estas sessões, intituladas “Roteiros aMARaTERRA”, visam divulgar o que de melhor se está a fazer em termos de inovação, empreendedorismo, sustentabilidade ambiental e impacte socioeconómico no sector primário e da transformação algarvios, destacando o papel de empresários e empresas que em muito contribuem para o esbater das assimetrias sócio-económicas e para a coesão territorial do Algarve.

Primeiro Roteiro

Neste primeiro Roteiro a DRAP Algarve irá mostrar “três bons exemplos de sucesso com a aplicação dos fundos comunitários”, nomeadamente a Quinta das Seis Marias – no Sargaçal – Lagos, a Salivitae – na Figueira – Portimão, e a Aqualvor, Piscicultura – Vale da Lama, Odiáxere – Lagos.

Salivitae

A Salivitae é uma empresa de dois jovens agricultores com formação superior (Hugo Mariano e Ricardo Coelho), que apostaram numa produção inovadora de plantas halófitas (salicórnia), cujo investimento foi apoiado pelo PDR 2020.

Quinta das Seis Marias

A Quinta das Seis Marias foi adquirida em meados dos anos 80 pelos actuais proprietários. A mãe e as cinco filhas, todas de nome Maria, deram origem ao nome da quinta. A quinta desenvolve uma agricultura em modo de produção biológico, horticultura ao ar livre e em estufa, e alguma fruticultura diversa.

Na quinta existe um ponto de venda dos produtos produzidos e mais recentemente um alojamento na vertente de agroturismo.

Aqualvor

A Aqualvor, Piscicultura é uma empresa de aquacultura situada na reserva natural da Ria de Alvor, no Concelho de Lagos. A actividade de aquacultura teve início em 1989 com a produção de ostras, simultaneamente dourada e robalo e ainda algum linguado com origem na ria.

Com uma equipa de 20 elementos composta por biólogos, engenheiros e técnicos da especialidade, afirmam-se no mercado português de aquacultura como uma empresa de referência. A Aqualvor foi apoiada pelo Mar 2020 no âmbito de uma candidatura aos investimentos produtivos em aquacultura.

Programa do Roteiro de 30 de Outubro 2019

  • 10h00 – Salivitae , Produção de plantas halófitas (Salicórnia), Figueira-Portimão;
  • 11h00-13h:00 – Associação de Regantes e Beneficiários do Alvor (Odiáxere – Lagos); Barragem e Central Hidroeléctrica; Estação Elevatória (Alvor – Portimão);
  • 15h00 – Aqualvor, Piscicultura -Vale da Lama, Odiáxere – Lagos;
  • 16h00 – Quinta das Seis Marias, Agricultura Biológica- Sargaçal – Lagos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.