Início / Agenda / DRAP Algarve visita casos de sucesso no agroalimentar e da economia do mar

DRAP Algarve visita casos de sucesso no agroalimentar e da economia do mar

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) irá iniciar no próximo dia 30 de Outubro um conjunto de visitas a projectos de investimento que são casos de sucesso nas áreas da produção agroalimentar, florestas, pescas/aquacultura e da transformação, nomeadamente apoiados por fundos comunitários, e localizados nos vários concelhos da Região do Algarve.

Estas sessões, intituladas “Roteiros aMARaTERRA”, visam divulgar o que de melhor se está a fazer em termos de inovação, empreendedorismo, sustentabilidade ambiental e impacte socioeconómico no sector primário e da transformação algarvios, destacando o papel de empresários e empresas que em muito contribuem para o esbater das assimetrias sócio-económicas e para a coesão territorial do Algarve.

Primeiro Roteiro

Neste primeiro Roteiro a DRAP Algarve irá mostrar “três bons exemplos de sucesso com a aplicação dos fundos comunitários”, nomeadamente a Quinta das Seis Marias – no Sargaçal – Lagos, a Salivitae – na Figueira – Portimão, e a Aqualvor, Piscicultura – Vale da Lama, Odiáxere – Lagos.

Salivitae

A Salivitae é uma empresa de dois jovens agricultores com formação superior (Hugo Mariano e Ricardo Coelho), que apostaram numa produção inovadora de plantas halófitas (salicórnia), cujo investimento foi apoiado pelo PDR 2020.

Quinta das Seis Marias

A Quinta das Seis Marias foi adquirida em meados dos anos 80 pelos actuais proprietários. A mãe e as cinco filhas, todas de nome Maria, deram origem ao nome da quinta. A quinta desenvolve uma agricultura em modo de produção biológico, horticultura ao ar livre e em estufa, e alguma fruticultura diversa.

Na quinta existe um ponto de venda dos produtos produzidos e mais recentemente um alojamento na vertente de agroturismo.

Aqualvor

A Aqualvor, Piscicultura é uma empresa de aquacultura situada na reserva natural da Ria de Alvor, no Concelho de Lagos. A actividade de aquacultura teve início em 1989 com a produção de ostras, simultaneamente dourada e robalo e ainda algum linguado com origem na ria.

Com uma equipa de 20 elementos composta por biólogos, engenheiros e técnicos da especialidade, afirmam-se no mercado português de aquacultura como uma empresa de referência. A Aqualvor foi apoiada pelo Mar 2020 no âmbito de uma candidatura aos investimentos produtivos em aquacultura.

Programa do Roteiro de 30 de Outubro 2019

  • 10h00 – Salivitae , Produção de plantas halófitas (Salicórnia), Figueira-Portimão;
  • 11h00-13h:00 – Associação de Regantes e Beneficiários do Alvor (Odiáxere – Lagos); Barragem e Central Hidroeléctrica; Estação Elevatória (Alvor – Portimão);
  • 15h00 – Aqualvor, Piscicultura -Vale da Lama, Odiáxere – Lagos;
  • 16h00 – Quinta das Seis Marias, Agricultura Biológica- Sargaçal – Lagos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.