A ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense em colaboração com os parceiros do projecto DouroZone, dinamizado entre a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico de Bragança, promove o Seminário “Dourozone – Risco de exposição ao ozono para a vinha duriense em clima actual e futuro”, no próximo dia 30 de Junho.
O encontro realiza-se no Auditório do Régia Douro Park, em Vila Real, pelas 14h30. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, aqui. Pode consultar o programa aqui.
O projecto Dourozone visa avaliar o risco de exposição ao ozono das vinhas da Região Demarcada do Douro em clima presente e futuro, estimando concentrações e deposição de ozono no vale do Douro e avaliando os potenciais efeitos em termos de produtividade.
Objectivos
Este projecto pretende avaliar o clima actual e futuro na Região Demarcada do Douro (RDD), tendo por base simulações climáticas de alta resolução para Portugal, assim como a avaliação das concentrações e da deposição de ozono em clima actual e futuro na RDD, aplicando um modelo de transporte químico que utiliza os dados meteorológicos produzidos na tarefa anterior.
por outro lado, propõe-se á avaliação dos impactos presentes e futuros do ozono nas vinhas da RDD, avaliando os potenciais prejuízos em termos de produtividade através da aplicação de funções dose-resposta e da análise dos campos de deposição de ozono. E à análise integrada e a disseminação, combinando os resultados produzidos nas tarefas anteriores e disseminando a informação pela comunidade científica, stakeholders e público em geral.
O resultado mais relevante do Dourozone será a produção de um atlas da RDD para clima actual, intermédio e futuro, consistindo de mapas com as variáveis meteorológicas, as concentrações e a deposição de ozono, e as potenciais alterações na produtividade das vinhas.
Agricultura e Mar Actual