Domingos Xavier Viegas, director do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi galardoado com o prémio “IAWF Wildland Fire Safety Award”, atribuído pela International Association of Wildland Fire (IAWF).
A IAWF é uma associação sem fins lucrativos que representa, a nível mundial, a comunidade científica e operacional da área dos incêndios florestais. Este prémio é concedido “a alguém na comunidade dos incêndios florestais que fez uma contribuição significativa para a segurança dos bombeiros, directamente na linha de fogo, ou indirectamente através de gestão ou mudança cultural. A sua contribuição vai muitas vezes para além do trabalho diário normal – às vezes com risco potencial para sua própria carreira, e o seu exemplo pode incentivar outros a agir de forma semelhante”.
30 anos de dedicação ao estudo do combate aos incêndios florestais
O galardão foi entregue no encerramento do 14º Wildland Fire Safety Summit, que decorreu em Barcelona, como reconhecimento por mais de 30 anos de dedicação ao estudo do comportamento do fogo e segurança pessoal no combate aos incêndios florestais, que a equipa da Universidade de Coimbra, sob a liderança de Domingos Xavier Viegas, tem vindo a realizar.
Trata-se de um dos mais prestigiados prémios, a nível internacional, para a comunidade científica e operacional na área dos incêndios florestais, e a sua atribuição acontece nos anos em que é realizado o Wildland Fire Safety Summit. Desde 1997, este foi o 14º prémio entregue em todo o mundo, sendo o segundo que é atribuído na Europa.
Agricultura e Mar Actual