A Docapesca – Portos e Lotas lançou um novo concurso público para a empreitada do parque de apoio aos armadores do Porto de Pesca de Lagos, com um preço base revisto de 215 mil euros, para responder às necessidades inerentes às operações de recolha, reparação e acondicionamento de redes e apetrechos de pesca dos armadores e acondicionamento e armazenamento de “isco”.
O parque será implantado num terreno no interior do Porto de Pesca de Lagos, com 2.753 metros quadrados, delimitado a Sul pela água (porto), a Oeste pelo acesso ao edifício da lota, a Norte e a Este por estrada de acesso aos ancoradouros.
Será organizado por zonas, com espaços cobertos, de construção aligeirada, com condições de salubridade e conforto, no sentido melhorar as condições de trabalho e segurança da comunidade piscatória local.
A entrada e a saída localizam-se no lado da lota, colocando as zonas de lavagem, de telheiro e de cofre e iscas junto a água, a zona de redes (40 lugares) no centro e a zona de cerco (22 lugares) junto à estrada. O espaço excedente a norte e nascente será destinado a zona verde.
“Esta intervenção, preparada em articulação com os representantes dos pescadores e armadores, vem assim dar resposta ao anseio de reorganização deste espaço portuário”, diz um comunicado da Docapesca.
A Docapesca – Portos e Lotas é uma empresa do Sector Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao sector da pesca e respectivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.
Agricultura e Mar Actual