A 43.ª Conferência de Directores dos Organismos Pagadores da União Europeia (UE), realizou-se entre os dias 23 e 25 de Maio, em Sofia, na Bulgária.
A conferência decorreu durante o exercício da Presidência Búlgara do Conselho da UE e envolveu representantes dos Organismos Pagadores dos Estados-membros, incluindo do IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, da Comissão Europeia e do Tribunal de Contas Europeu, constituindo “uma oportunidade para partilhar experiências, discutir e apresentar propostas para melhorar os processos implementados”, refere fonte institucional do IFAP.
Portugal organiza workshop
A conferência abrangeu a discussão de várias temáticas nos diversos workshops agendados, dos quais o IFAP destaca o workshop subordinado ao tema IT tools for automation in Non-IACS based measures, organizado por Portugal, através daquele Instituto, tendo a coordenação dos trabalhos ficado a cargo do seu presidente, Pedro Ribeiro, e do Departamento de Apoio ao Investimento (DAI), o qual assegurou a respectiva apresentação.
A agenda contemplou igualmente a apresentação, pelo presidente do IFAP, do resumo da 53ª reunião da Conferência Panta Rhei, realizada de 25 a 27 de Abril de 2018, em Sofia, que contou com representantes do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) do IFAP.
Refira-se que o IFAP detém, durante três anos, o secretariado do Panta Rhei, grupo de trabalho constituído pelos Organismos Pagadores, e que visa a troca de ideias e experiências na área das Tecnologias de Informação.
Agricultura e Mar Actual