O Partido Ecologista Os Verdes, neste Dia Mundial do Ambiente, dedicado à biodiversidade, entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução, como “contributo inegável para a biodiversidade urbana”.
O Projecto de Resolução Nº 508/XIV/1ª recomenda ao Governo que crie em conjunto com a Associação Nacional de Municípios e a Associação Nacional de Freguesias, uma estratégia nacional para o fomento do arvoredo em meio urbano.
E que tome como objectivo, na referida estratégia, a preservação e alargamento de corredores e espaços verdes, articulados com as infra-estruturas verdes e as estruturas ecológicas urbanas e não urbanas, em alinhamento com estratégias e planos de conservação e preservação na prossecução de metas e objectivos ambientais.
Manual de Boas Práticas
Recomendam ainda os Verdes que o Governo integre na estratégia um Manual de Boas Práticas na Gestão do Arvoredo em Meio Urbano, contendo regras adequadas aos objectivos a prosseguir, incluindo, designadamente: requisitos funcionais, operacionais, ambientais e paisagísticos para as intervenções de plantio, poda, limpeza e manutenção, abate e transplante de árvores em meio urbano e nos espaços públicos; informação sobre espécies autóctones mais adaptadas a cada espaço urbano.
O Projecto, entregue pelos deputados Mariana Silva e José Luís Ferreira, explica que “face a novos desafios ambientais que estão colocados à humanidade, como o problema das alterações climáticas e da perda de biodiversidade, é identificada a necessidade de novas abordagens políticas orientadas para a adopção de soluções baseadas na natureza (NBS). Uma dessas soluções passa pela optimização do enorme potencial do arvoredo em meio urbano, tendo em conta as suas inúmeras vantagens, como a capacidade de retenção da água da chuva no subsolo e de drenagem para os lençóis subterrâneos, contributo para menores níveis de poluição, regulação climática e criação de uma paisagem mais harmoniosa nas cidades”.
Pode ler o Projecto de Resolução completo aqui.
Agricultura e Mar Actual