A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) renovou a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, após sete dias de auditorias realizadas pela entidade certificadora SGS.
As auditorias incidiram sobre os processos pertencentes ao âmbito do Sistema de Gestão e sobre os serviços desenvolvidos a partir da sede da DGRM, tendo, pela primeira vez sido também contemplando os serviços realizados a partir das Áreas Inspectivas desta Direcção-Geral em Leixões nos Açores e na Madeira.
José Carlos Simão, director-geral da DGRM, realça que “nos pontos fortes identificados pela SGS constam, entre outros aspectos, a transição digital que a DGRM está a realizar, o domínio técnico das matérias auditadas e também a forma como identifica e gere as partes interessadas e a orientação ao cliente. Foram também relevadas as medidas de excepcionalidade desenvolvidas em 2020 e no arranque de 2021 face à Pandemia, tendo em conta responder aos desafios que se colocaram aos sectores servidos pela DGRM”.
Qualidade dos serviços
A manutenção de um Sistema de Gestão certificado na DGRM, permite, desde logo, cumprir várias Directivas europeias que exigem a sua existência na Administração Marítima, designadamente para os marítimos e gestão do Estado de Bandeira, mas também e não menos importante, o compromisso geral para com a qualidade dos serviços prestados, tirando partido de uma política da qualidade. Compromissos que visam a promoção da melhoria contínua, a satisfação das necessidades dos seus clientes e demais partes interessadas, a dinamização da economia e a protecção dos direitos e interesses dos cidadãos, sempre no estrito cumprimento dos requisitos legais e outros requisitos obrigatórios aplicáveis.
O Sistema de Gestão da Qualidade da DGRM tem como âmbito as seguintes actividades:
- Actividades operacionais do Estado de Bandeira para a certificação de Marítimos e Navios;
- Emissão de cartas de Navegadores de Recreio, e credenciação de Entidades Formadoras de Navegadores de Recreio;
- Inspecção e Controlo da Pesca;
- Pedido, Alteração, Renúncia e Transmissão de Títulos de Utilização Privativa do Espaço Marítimo;
- Pedido, Alteração, Renovação, Extinção e Transmissão de Títulos de Actividade Aquícola;
- Controlo do Tráfego Marítimo;
- Aprovação e Fiscalização dos Planos de Recepção e Gestão dos Resíduos Gerados em Navios e de Resíduos da Carga;
- Acompanhamento e Fiscalização de Obras Marítimas de Protecção Portuária;
- Inspecções a Navios Estrangeiros.
A partir de agora, a certificação contempla o âmbito referido, instanciado a partir da sede da DGRM em Lisboa e das três suas áreas inspectivas: Leixões, Açores e Madeira.
Agricultura e Mar Actual