A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que foi hoje, 29 de Março, publicado em Diário da República o concurso público para contratação plurianual de dragagens nos portos do Centro de Portugal, no valor de 4,9 milhões de euros (IVA incluído) e execução no triénio 2022-2024.
Com a publicação do anúncio, as candidaturas deverão ser apresentadas pelos concorrentes nos próximos 30 dias.
De acordo com José Carlos Simão, director-geral da DGRM “o presente concurso permitirá cumprir o Plano Plurianual de Dragagens, elaborado por esta Direcção-Geral e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, através da contratação plurianual de dragagens de manutenção nestes portos”.
O mesmo dirigente acrescenta que este plano “permitirá uma gestão mais eficiente das operações de dragagem nos canais de acesso e no interior das infra-estruturas portuárias, de forma a assegurar a navegabilidade e as manobras marítimas nos portos em causa, sempre com as melhores condições de segurança para as embarcações e respectivas tripulações, através da manutenção das adequadas cotas de serviço nos diferentes portos”.
Os sedimentos dragados serão sempre movimentados em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, de forma a alimentar as praias adjacentes e a combater a erosão costeira, garante a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
Este concurso foi lançado com base na Resolução de Conselho de Ministros n.º 15/2022, de 27 de Janeiro, que autorizou DGRM a contratualizar trabalhos de manutenção plurianuais nos Portos do Centro, contemplando os portos da Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira.
Agricultura e Mar