Início / Agricultura / DGAV publica manual de procedimentos SIRCA para produtores de bovinos, ovinos e caprinos

DGAV publica manual de procedimentos SIRCA para produtores de bovinos, ovinos e caprinos

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de publicar o Manual de Procedimentos SIRCA para produtores de bovinos, ovinos e caprinos.

O Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração (SIRCA) tem por objectivo assegurar o encaminhamento adequado dos animais que morram na exploração, por forma a garantir a salvaguarda da saúde pública, saúde animal e o ambiente.

Este sistema assume particular importância na promoção da execução do Plano de Vigilância Epidemiológica das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET’s). O sistema é coordenado pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária.

Realça o manual que os detentores têm a obrigação de comunicar a morte do animal identificado ao SIRCA, através dos meios existentes actualmente, Centro de Atendimento (CA), ou outros meios que vierem a ser disponibilizados (e-mail, Idigital, app) no prazo de 12 horas.

Como comunicar

O Centro de Atendimento centraliza as comunicações dos detentores relativas a mortes de animais identificados nas suas explorações, entrepostos, centros de agrupamento e abegoarias de estabelecimentos de abate, encaminhando de seguida a informação recolhida para os operadores de recolha e transporte de cadáveres de animais. Este centro funciona de segunda a sábado, ininterruptamente, das 8 às 20 horas.

O acesso ao Centro de Atendimento SIRCA processa-se por via telefónica, para um número único disponibilizado aos detentores e divulgado no portal da DGAV.

Pode consultar o manual aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.