A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, com a colaboração da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, vai realizar duas sessões de formação sobre Xylella fastidiosa, na região algarvia, concretamente em Faro e Tavira.
A sessão de Faro, no Patacão, realiza-se no dia 19 de Março e a de Tavira no dia 20.
Inscrições gratuitas
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, devendo as mesmas serem enviadas à DGAV até ao dia 13 de Março, para o email formacao.especializada@dgav.pt. Ficha de inscrição aqui.
Esta sessão destina-se a técnicos das associações de produtores, responsáveis técnicos de garden centres, de empresas de jardinagem e dos espaços verdes das Câmaras Municipais.
Pode consultar o programa aqui.
Objectivos
O objectivo desta formação é dotar os participantes de conhecimentos sobre a situação actual de Xylella fastidiosa na União Europeia, hospedeiros, sintomas e vias de transmissão com vista à realização de prospecções em plantas hospedeiras e de competências no âmbito de colheita e identificação (triagem) de potenciais vectores da doença.
Por outro lado, a DGAV pretende dotar os participantes de conhecimentos sobre os procedimentos de colheita/acondicionamento/codificação de amostras em diversos hospedeiros e de potenciais vectores e sobre os procedimentos de comunicação e articulação com as entidades oficiais.
A doença
A Xylella fastidiosa é uma bactéria vascular que vive no xilema das plantas, sendo transmitida por insectos vectores. É desconhecida a sua presença em Portugal. Na Europa já foi encontrada em oliveiras, amendoeiras e outras árvores de fruto, na Itália e em plantas ornamentais na França.
Agricultura e Mar Actual