Início / Agricultura / Da origem do milho, há 6.000 anos, ao desafio actual do controlo das infestantes. Veja aqui o webinar da Syngenta

Da origem do milho, há 6.000 anos, ao desafio actual do controlo das infestantes. Veja aqui o webinar da Syngenta

A Syngenta realizou, dia 9 de Março, um webinar de apresentação dos seus novos herbicidas Camix e Callisto Plus, duas ferramentas que visam ajudar os produtores de milho a proteger a cultura da concorrência das infestantes, assegurando o melhor rendimento.

Um evento que reuniu cerca de 115 participantes, o qual pode ver no fim do artigo.

Neste encontro como curiosidade ficámos a saber que a origem do milho remonta há cerca de 6.000 anos, quando agricultores da América Central fizeram o primeiro processo de selecção artificial, criando o milho a partir do Teosinte, uma gramínea que pouco se assemelha à cultura actual. O Teosinte tinha apenas 5 a 6 cm de comprimento com 12 grãos duros vs. mais de 500 grãos macios do milho actual.

Este foi o mote para introduzir o tema das infestantes, que afectam o crescimento e a orientação das folhas de milho, competindo com a cultura por luz, espaço, água e nutrientes. As infestantes de folha larga são as mais competitivas, originando perdas superiores, explicou Gilberto Lopes, field expert da Syngenta.

Herbicidas Syngenta

Na sua apresentação centrou-se no portfólio de herbicidas Syngenta, com destaque para os novos Camix e Callisto Plus, duas ferramentas que visam ajudar os produtores de milho a proteger a cultura da concorrência das infestantes, assegurando o melhor rendimento.

Por sua vez, Tiago Silva Pinto, secretário-geral da Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal, deu nota de que a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, propôs à Comissão Europeia a introdução de ajudas ligadas à produção de cereais, pagas por área produzida, que podem vir a ser uma realidade na campanha de 2022. “É um sinal político muito relevante e consubstancia a vontade do Governo em apoiar os cereais”, afirmou.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.