Início / Agricultura / Da Azambuja a Évora. Nogam inaugura fábrica para processamento de seis mil toneladas de nozes por ano

Da Azambuja a Évora. Nogam inaugura fábrica para processamento de seis mil toneladas de nozes por ano

A Nogam, empresa do grupo familiar Ortigão Costa, sediada na Azambuja, um grupo com mais de 60 anos de actividade no sector agroalimentar, inaugurou ontem, 18 de Junho, a sua nova fábrica de processamento de nozes, na Herdade das Atafonas, em Torre de Coelheiros, concelho de Évora, onde tem também uma vasta plantação de nogueiras. A empresa do grupo Sogepoc detém 615 hectares de nogueiral e 170 hectares de amendoal no Alentejo.

Esta unidade, a maior fábrica de processamento de nozes em toda a Europa, irá gerar cerca de 100 postos de trabalho (directos e indirectos) e terá capacidade para produzir anualmente 6 mil toneladas de nozes. Propõe-se substituir a importação feita ao mercado norte-americano nesta área, com diversas vantagens, nomeadamente a nível da qualidade e da produção sustentável, refere uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Évora.

Após o descerrar de lápide, seguiu-se a visita às instalações, culminando o evento com uma cerimónia solene que contou com intervenções do director executivo da Nogam, do presidente da Câmara Municipal de Évora, do administrador da Nogam, da ministra da Agricultura e do Ministro da Economia.

O presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá congratulou-se por “mais este importante investimento no concelho num período tão difícil para a economia, realçando também o facto de um conjunto de sectores terem mantido as propostas de investimento e de retoma económica no concelho”.

Ministra da Agricultura: “sector cheio de vitalidade”

Para a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, “esta inauguração espelha o espírito de um sector cheio de vitalidade, decisivo na recuperação económica do país e que procura, incessantemente, mais e melhores respostas. E demonstra o carácter essencial da criação de valor ao longo de toda a fileira”.

“Porque as decisões que tomamos — produtores, gestores do território, empresários, cidadãos e decisores políticos — têm de ser baseadas em evidências e no conhecimento científico mais actual, aprovámos e estamos a implementar a Agenda de Inovação TerraFutura. A TerraFutura foi construída em diálogo com os stakeholders do sector agroalimentar e conta com 93 milhões de euros no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência que, esta semana, recebeu formalmente luz verde”.

Ministro da Economia: empresas vão dispor de “recursos inéditos na história”

Já para o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, que também esteve presente na inauguração, as empresas vão dispor de “recursos inéditos na história” através do Plano de Recuperação e Resiliência e do próximo quadro financeiro plurianual.

Em Évora, na inauguração da unidade da Nogam, o ministro referiu que o Plano de Recuperação e Resiliência português “é, de entre todos os que já são conhecidos até ao momento, o que maior percentagem do orçamento dedica aos apoios directos às empresas”, sendo que o próximo quadro financeiro plurianual também “vai ter recursos para o apoio directo às empresas superiores aos dos anteriores quadros”.

Disse Siza Vieira que os apoios serão destinados ao “investimento produtivo orientado para os bens transaccionáveis e para sectores cada vez mais inovadores e complexos”, tendo em conta que “o País vai conhecer um momento de grande crescimento na próxima década”.

O ministro destacou ainda que o sector agroalimentar “foi um dos maiores contribuintes” para “a maior transformação estrutural da economia portuguesa dos últimos tempos”. “Foi o facto de termos crescido tanto nas nossas exportações e de termos passado a ter um saldo positivo na nossa balança comercial, algo que, neste momento, está consolidado”, disse.

A Nogam, empresa do grupo Sogepoc, detentora de 615 hectares de nogueiral e 170 hectares de amendoal no Alentejo, aderiu ao programa internacional da Syngenta para estímulo da Biodiversidade na agricultura.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.