Início / Featured / Curso “Pescador Mais” forma mais de 40 profissionais da pesca de Rabo de Peixe

Curso “Pescador Mais” forma mais de 40 profissionais da pesca de Rabo de Peixe

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou na segunda-feira, 25 de Setembro, na abertura do curso “Pescador Mais”, uma medida pioneira de qualificação de adultos do sector.

“Saber ler, escrever, e ter uma carteira profissional faz a diferença na vida da pessoa, da sua família e da comunidade onde está inserido”, sublinhou o presidente do Governo, lembrando a necessidade de “literacia” no sector e de uma atenção permanente à sustentabilidade do mesmo.

O governante falava, acompanhado pelo secretário Regional com a tutela do Mar e Pescas, Manuel São João, na Escola Profissional da Ribeira Grande, no arranque do curso promovido pela Escola do Mar dos Açores e destinado a mais de 40 profissionais da pesca de Rabo de Peixe, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

“Estamos a dar condições para o sucesso e a promover o gosto pela participação. E todos têm de ter este compromisso com o sucesso”, prosseguiu José Manuel Bolieiro, que esteve em conversa com os alunos presentes na abertura do curso.

Curso “Pescador Mais”

O curso “Pescador Mais”, com o apoio da rede Valorizar, foi anunciado por Manuel São João no encerramento da Semana das Pescas, em Abril deste ano. Trata-se de um novo projecto que “abre portas para que quem queira enveredar por esta profissão, faça-o alcançando equivalência aos quarto e sexto ano da escolaridade“.

“Será este o passo fundamental para se alcançar, numa fase posterior, o acesso a níveis superiores como arrais de pesca ou mestre”, sendo também um instrumento importante para uma justa reivindicação por “melhores rendimentos”, assinalou José Manuel Bolieiro.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.