Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Prosseguiu a campanha de comercialização de Cereais Outono – Inverno 2022/23, onde o mercado apresentou uma oferta baixa e uma procura média a muito alta.
A colheita dos cereais para grão de Outono-Inverno está concluída e as produções obtidas confirmam que a campanha 2022/23, muito marcada pela seca severa, foi a pior de sempre para todas as espécies cerealíferas, resultado dos decréscimos de área e de produtividade.
Os cereais semeados tardiamente após as chuvas de Dezembro e Janeiro foram muito penalizados, com emergências e débil desenvolvimento vegetativo.
A ausência de precipitação na Primavera e as elevadas temperaturas prejudicaram muito o desenvolvimento vegetativo dos cereais praganosos de sequeiro, promovendo o seu adiantamento e o espigamento precoce.
Cereais de Primavera-Verão
Prosseguiu a campanha 2023/24 de comercialização de milho no mercado Alentejo e destaca-se a diminuição da cotação em 2% (-5 €/t), em comparação com a semana anterior. O produto apresenta boa qualidade e o mercado apresenta uma oferta e uma procura média.
Cereais transaccionados no Mercado Europeu
Destaque para o aumento da cotação de trigo panificável transaccionado no porto de Rouen (França) em 4%, nas duas últimas semanas e para a diminuição da cotação de trigo duro no porto de La Pallice (França) em 5%, em relação à semana anterior.
A situação de seca que penalizou extraordinariamente a produção nacional de cereais de Outono-Inverno também afectou a produção noutras regiões, nomeadamente no Sul da Europa, onde se produz trigo duro (destinado a massas alimentícias), com a diminuição da oferta a pressionar o preço desta commodity nos mercados internacionais. Por outro lado, o trigo mole (destinado à panificação), cujo preço disparou com o início da guerra, tem registado uma tendência de descida.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar