Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
As cotações médias nacionais dos novilhos (+3 cêntimos / Kg) e novilhas (+2 cêntimos / Kg) de 12-18 meses de raça Turina apresentaram um ligeiro acréscimo em relação à semana anterior, que se ficou a dever à região da Beira Litoral; estabilidade dos novilhos/as de 12-18 meses cruzado de Charolês.
No Entre Douro e Minho a oferta e a procura de bovinos foram médias e equilibradas. Mantêm-se as trocas com o mercado externo, nomeadamente com Espanha, registando-se principalmente a entrada de carne a preços inferiores e a saída de vacas. Estabilidade de cotações nas duas áreas de mercado, Entre Douro e Minho e Ribadouro.
Na Beira Litoral a oferta de bovinos foi muito fraca e a procura foi fraca, tendo-se mantido ambas em relação à semana anterior. A oferta de novilhos/as continua escassa e revela-se insuficiente, muito embora o mercado seja abastecido em parte por carne oriunda do mercado externo, principalmente de Espanha. Estabilidade generalizada de cotações nas três áreas de mercado, Aveiro, Coimbra e Viseu.
No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta bovinos foi muito fraca e a procura foi fraca. A oferta e a procura mantiveram-se estáveis, assim como as cotações.
No Alentejo a oferta e a procura de bovinos foram médias em todas as áreas de mercado, com excepção da procura em Évora, que foi relativamente animada. Em Évora ocorreu um aumento de cotações dos vitelos de 6-8 meses cruzado de Charolês (+ 5 cêntimos / Kg).
A tendência da Bolsa do Bovino foi de manutenção das cotações em todas as categorias, novilhos, novilhas, vitelas e vacas.
Agricultura e Mar Actual