Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Azeite
Prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2024/25 nas áreas de mercado Ribatejo, Beira Interior e Beira Litoral.
O mercado da Beira Interior caracterizou-se por uma oferta e uma procura altas e o produto classifica-se como médio em relação à sua qualidade. Enquanto no Ribatejo e na Beira Litoral, a qualidade do azeite caracteriza-se como boa, mas a procura é baixa devido à expectativa de redução dos preços.
As cotações médias do azeite foram inferiores às da campanha anterior.
De acordo com as estimativas do INE, perspectiva-se produtividades superiores em relação às registadas no ano anterior (+15%), resultado essencialmente da entrada em produção de novas plantações no Alentejo, uma vez que nos olivais em plena produção espera-se uma estabilização da produtividade média face a 2023.
Azeitona de mesa
Terminou a campanha de comercialização 2024/2025 da azeitona de mesa nas áreas de mercado Elvas, Castelo Branco, Beira Interior e Freixo de Espada à Cinta.
A maior parte da azeitona de mesa caracterizou-se como boa em relação à sua qualidade, excepto na região da Beira Interior, onde a azeitona apresentou uma qualidade fraca devido a problemas fitossanitários.
As últimas estimativas do INE, prevêem um aumento de produtividade na ordem dos 10%, em comparação com a campanha anterior.
Azeitona para azeite
Prosseguiu a campanha de comercialização azeitona para azeite 2024/25 nas áreas de mercado do Alentejo, Beira Interior e Trás-os-Montes.
Na área de comercialização da Beira Interior, o mercado apresentou uma oferta e uma procura de baixa a média e nas restantes áreas a oferta e a procura foram de médias a altas.
Devido a problemas fitossanitários, a qualidade da azeitona na Beira Interior é fraca, enquanto que no Alentejo, o produto classifica-se como bom em relação à sua qualidade.
Azeite
Comércio internacional
Comparando o período de Janeiro a Setembro do corrente ano com o de 2023, verifica-se que o saldo comercial português aumentou (129%), continuando a apresentar superavit neste sector (cerca de 576 milhões de euros).
De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este em volume aumentou 90% (cerca de 33 mil toneladas) comparando os dois períodos.
Em 2023, a maior parte das exportações do azeite nacional teve como destino a Espanha (54%), o Brasil e a Itália mantiveram o 2º e 3º lugar, respectivamente, e o 4º destino foi a França que ultrapassou os EUA, comparando com o ano 2022.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar