Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Verificou-se um pequeno acréscimo da cotação média nacional do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg), +7 cêntimos/Kg. Estabilidade do frango vivo (de 1,8 Kg), do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru vivo (de 14 a 15 Kg).
Na região Centro a oferta de frango foi relativamente abundante nas duas áreas de mercado, Litoral Centro e Dão-Lafões; a procura foi média em Dão-Lafões e relativamente animada no Litoral Centro. A oferta em Dão-Lafões aumentou, podendo considerar-se excedentária no caso do frango das classes de peso mais elevadas. Continuam a decorrer vendas de ovos para o mercado externo no Litoral Centro.
No que se refere às cotações do frango, em Dão-Lafões registou-se uma redução da cot. mín. do frango vivo (-5 cêntimos/Kg) e das cot. máx. e +freq. do frango abatido de >1300 g (-10 cêntimos / Kg). Pelo contrário, o frango do campo (+5 cêntimos/Kg) e o peru abatido (+15 cêntimos/Kg) subiram nesta área de mercado. Aumento da cot. máx. das galinhas vivas pesadas no Litoral Centro (+5 cêntimos / Kg). Nas últimas semanas não houve transacções significativas de galinhas semi-pesadas nas duas áreas.
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi relativamente fraca e a procura relativamente animada. As cotações do frango e do peru, vivos e abatidos, e das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.
Agricultura e Mar Actual