“Depois de 40 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, o NRP “General Pereira D’Eça” seguiu a sua derradeira missão: servir o país permanecendo no fundo do Oceano, na Região Autónoma da Madeira, contribuindo para o turismo subaquático, como recife artificial”. Assim informa a Marinha Portuguesa da nova e última função da sua corveta.
Uma equipa de mergulhadores da Armada participou nas diferentes fases deste processo e recolheu hoje, 13 de Julho, as primeiras imagens do fundo.
O NRP General Pereira D’Eça foi uma das seis corvetas da classe “João Coutinho”, projecto português, da autoria do engenheiro construtor Rogério D’Oliveira, tendo sido construída nos estaleiros Blohm & Voss (Alemanha) e aumentada ao efectivo dos navios da Armada em 10 de Outubro de 1970.
O NRP General Pereira D’Eça passou ao estado de desarmamento em 25 de Junho de 2010 e iniciou o seu processo de abate ao efectivo, tendo ocorrido esta situação em 2 de Julho de 2014. Criadas as condições para a sua alienação, foi atribuído à Região Autónoma da Madeira, através de um projecto de interesse público, nas áreas do turismo subaquático, da cultura e preservação histórica, da protecção da vida marinha e da economia – apresentado pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
Pode ver aqui as primeiras imagens da corveta no fundo mar.
Agricultura e Mar Actual