Início / Agricultura / Mercado da Colômbia à carne de suíno já está aberto. Produtores dizem ter atingido break even

Mercado da Colômbia à carne de suíno já está aberto. Produtores dizem ter atingido break even

“Abrimos hoje o mercado de exportação de carne suína para a Colômbia”, disse o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos. “Falta apenas a publicação da lista de empresas por parte das autoridades da colombianas”, adiantou o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Os governantes falavam aos jornalistas hoje, 13 de Julho, durante uma visita à Sicasal – Indústria e Comércio de Carnes, no concelho de Mafra, acompanhados de uma uma delegação ministerial da República Popular da China.

A Colômbia é o segundo país sul-americano que se abre à exportação de carne de porco, depois da Venezuela.

O presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura (FPAS), Vítor Menino, que também acompanhou a comitiva, disse à Agricultura e Mar Actual que “a abertura do mercado da Colômbia é uma óptima notícia. Agora é procurar negócios e negociar preços. Mas já é mais fácil”.

Vítor Menino adiantou ainda que “os produtores de carne suína, neste momento, estão a ganhar algum dinheiro”, tendo beneficiado dos últimos aumentos de preço de carne de porco. Mas relembra que “perderam dinheiro nos últimos sete ou oito meses. Agora estamos a recuperar. Já atingimos o break even point, mas tivemos muitas perdas anteriormente. Esperamos que se mantenha esta situação de preços pelo menos por dois anos”.

Segundo o SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, a cotação média nacional do porco classe E subiu 55 cêntimos por quilo nas últimas 11 semanas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.