O Navio da República Portuguesa (NRP) António Enes largou esta tarde, de 31 de Outubro, da Base Naval de Lisboa rumo aos Açores, onde irá guarnecer o dispositivo naval daquele arquipélago nos próximos meses.
Explica um comunicado da marinha que oO Navio da República Portuguesa António Enes inicia assim mais uma missão nos Açores onde irá desenvolver tarefas específicas no âmbito da segurança e autoridade do estado no mar, da busca e salvamento marítimo, patrulha e vigilância dos espaços marítimos sob jurisdição nacional, do controlo da navegação, da prevenção e combate à poluição marinha e na prevenção e combate a actividades ilegais.
A corveta António Enes é comandada pelo capitão-tenente Bruno Cortes Banha e parte para esta missão com 75 militares a bordo.
A corveta
A Corveta António Enes faz parte de uma série de seis navios que constituem a classe João Coutinho, tendo sido construído nos estaleiros Bazan em San Fernando – Cadiz, Espanha. Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa no dia 18 de Junho de 1971.
Trata-se de um navio vocacionado para desempenhar, principalmente, missões de interesse público no âmbito da segurança e autoridade do estado no mar. Representou os interesses nacionais em vários cenários, designadamente Moçambique, Angola, Guiné e Cabo Verde.
Tem como missão principal a vigilância, busca e salvamento marítimo, fiscalização dos espaços marítimos sob jurisdição nacional, Tem Participado em vários exercícios nacionais, internacionais e viagens de instrução dos cadetes da Escola Naval.
Agricultura e Mar Actual