Alexandra Azevedo, coordenadora da Campanha “Autarquias sem Glifosato/Herbicidas” foi premiada com Menção Honrosa no Prémio Terre de Femmes 2021.
A campanha “Autarquias sem Glifosato/Herbicidas”, lançada em 2014 pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, tem “facilitado a crescente preocupação pelos impactos dos herbicidas, e outros pesticidas, a motivação dos decisores políticos e o trabalho dos técnicos na procura das melhores soluções, permitindo uma mudança visível na realidade em Portugal, de uma aplicação generalizada de herbicidas pelas autarquias, salvo honrosas excepções, passou-se ao questionamento desse modelo de gestão/manutenção, e o número de autarquias que se tornam livres de herbicidas aumenta a cada ano”.
Refere uma nota de imprensa da Quercus que “todas as autarquias que assumem publicamente esta opção subscrevendo o Manifesto “Autarquias sem Glifosato/Herbicidas” estão registadas no mapa da campanha, regularmente actualizado, sendo o único registo em Portugal. Até ao momento estão registados 21 municípios e 49 freguesias e uniões de freguesia”.
Alexandra Azevedo
Alexandra Azevedo é licenciada em Medicina Veterinária com intervenção cívica em várias temáticas e organizações de defesa do ambiente desde 1999. Na Quercus, desempenhou funções na direcção nacional, de 2005 a 2014; 1ª secretária da mesa da assembleia geral, entre 2015 e 2019; formadora/facilitadora na temática da eco-gastronomia (ou alimentação sustentável), em particular sobre alimentos silvestres; voluntária do CRASM – Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto; mentora e coordenadora da “Campanha Autarquias sem Glifosato/Herbicidas” e vice-presidente da direcção nacional da Quercus desde Setembro de 2020.
Autora dos guias práticos “Ervas Silvestres Comestíveis” e “Frutos Silvestres Comestíveis”, autora e apresentadora da série de vídeos “Natureza Comestível” e membro do Movimento Slow Food.
O prémio Terre de Femmes é uma distinção da Yves Rocher, com o apoio da Fundação Yves Rocher, de mulheres comprometidas com o Planeta através dos seus projectos sustentáveis que tentam mudar e tornar o nosso Mundo um lugar melhor. Instituído em 2001 já premiou mais de 500 mulheres em mais de 50 países.
Agricultura e Mar Actual