Início / Agricultura / Cooperativas agroalimentares de Espanha alertam: custo médio da ração para engorda de bezerros aumentou mais de 26%

Cooperativas agroalimentares de Espanha alertam: custo médio da ração para engorda de bezerros aumentou mais de 26%

Um relatório elaborado pelos serviços técnicos das Cooperativas Agroalimentares de Espanha alerta que as margens de lucro negativas pelas quais passam os criadores de bovinos desde 2019 colocam em risco a sobrevivência do sector no médio e longo prazo. O custo médio da ração para engorda de bezerros aumentou mais de 26% em relação a 2019.

Os dados mostram que os custos de produção para gado de engorda são muito superiores aos preços de referência de mercado. A média dos custos de produção das explorações agrícolas para engorda de bovinos (machos) em 2021 é de aproximadamente 428 euros/100 kg de carcaça, enquanto o preço de mercado é de 378 euros/100 kg.

Em vacas em aleitamento, são também registados prejuízos na maioria das explorações dedicadas ao aleitamento para a produção de fêmeas, e também em cerca de 50% das explorações em aleitamento para a produção de machos.

Impacto da Covid-19

Adianta o relatório que a crise provocada pela pandemia de Covid-19 afectou principalmente a pecuária de corte, que já vivia dificuldades económicas com margens de lucro negativas, a que se soma a lenta revitalização da procura por carne bovina na reabertura do sector da restauração e hotelaria.

Embora no final de 2020 tenha ocorrido uma recuperação progressiva dos preços da carne bovina nos mercados de referência, esses aumentos de preços começaram a se reverter a partir de Maio devido à queda sazonal das exportações após o fim do Ramadão.

“Embora a situação de preços esteja melhor do que há um ano, ela não se transformou em rentabilidade distribuível por toda a cadeia, devido a um aumento significativo nos custos de produção, principalmente no preço da ração animal”. Segundo dados do próprio Ministério da Agricultura de Espanha, o custo médio da ração para engorda de bezerros aumentou mais de 26% em relação a 2019.

Assim, aqueles produtores pecuários já enviaram o resultado do relatório (que pode ler aqui) ao Ministério da Agricultura e ao Observatório da Carne da Comissão Europeia, e a sua preocupação com o aumento dos custos de produção que “empurra as nossas explorações pecuárias para uma situação insustentável”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Árvore do Ano 2025. Figueira dos Amores lidera com 1.613 votos. Votações até 11 de Dezembro

Partilhar              A UNAC – União da Floresta Mediterrânica promove mais uma edição da iniciativa nacional para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.